ASN MG Atualização
Compartilhe

Aula inaugural do NEJ, em Uberaba, abre novos horizontes para jovens e adultos

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil oferece aos estudantes da rede pública acesso à formação empreendedora e vivência do mundo dos negócios
Por Vanessa Braga
ASN MG Atualização
Compartilhe

Os estudantes do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Uberaba, participaram na manhã desta segunda-feira (24/2) de uma aula inaugural. A ação do Sebrae Minas, em parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), oferece a qualificação gratuita, com ênfase em gestão de negócios e empreendedorismo.

Além de marcar o início das atividades, o evento foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem histórias de superação como a da aluna Sandra Luísa Girardi. Aos 56 anos, ela decidiu retomar os estudos, e revelou o impacto do curso em sua vida. “Foi uma experiência maravilhosa. Eu pensava já ter visto muita coisa ao atingir minha idade atual, e fui surpreendida com um leque de novos aprendizados”, conta.

Ela ainda destaca as mudanças que a formação trouxe para sua carreira, e perspectivas. “Concluí o ensino médio há 35 anos, e passei a me dedicar à família, cuidando de casa e dos filhos. Quando meu filho ingressou no NEJ, percebi a oportunidade de também investir em minha educação, e decidi fazer o curso com ele. Passei no concurso da Prefeitura, e estou aguardando a convocação”, comemora.

Por meio da parceria com o Sebrae Minas, a FETI tem se consolidado como um centro de transformação educacional, oferecendo qualificação e fomentando o empreendedorismo local. “Registramos um grande número de recolocações profissionais entre os nossos alunos, e a descoberta de novos empreendedores, especialmente, nos setores de alimentação e moda. O impacto do curso é transformador, independentemente da idade”, ressalta a diretora da Esc. de Ensino Técn. Profissionalizante “Professor Francisco Sales Jerônimo – Chicão”, Roberta Bernardino. A instituição é vinculada à FETI.

Neste ano, o NEJ conta com 94 alunos matriculados em três turmas, nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa é uma realização do Sebrae Minas e da FETI, em parceria com Lions, Rotary e União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur). “O curso é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos preparados para os desafios do mercado de trabalho. A educação técnica capacita e transforma vidas, gerando oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, afirma o gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo, William Brito.

Aula inaugural do curso técnico em Administração, uma parceria Sebrae Minas e FETI. Crédito: Alan Dahmas
Aula inaugural do curso técnico em Administração, uma parceria Sebrae Minas e FETI. Crédito: Alan Dahmas

Histórico

Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae nasceu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do ensino médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios.

Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos ‘mão na massa’ de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3,2 mil estudantes em todo o estado. Em Uberaba o projeto está ativo desde 2022, e já impactou a vida de 147 estudantes. Na primeira turma, 95% dos estudantes, com até 22 anos, foram inseridos no mercado de trabalho. Em 2023, 34 técnicos e cinco assistentes se formaram, dos quais 18 já estavam no mercado de trabalho. No ano passado, 16 já estavam empregados na conclusão do curso.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
vanessa.stark@sebraemg.com.br

  • aula inaugural
  • nej
  • sebrae minas
  • Uberaba