ASN MG Atualização
Compartilhe

Aula inaugural do NEJ, em Guaxupé, abre novas oportunidades para os jovens

Primeira turma do curso técnico em Administração é oferecida para 40 estudantes, que terão acesso à formação empreendedora e vivência do mundo dos negócios
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Os estudantes do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Guaxupé, participaram nesta segunda-feira (8/9) de uma aula inaugural. A ação do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSUL de Minas) conta com 40 estudantes matriculados, sendo a primeira turma da cidade. Ao longo de 12 meses, eles vão receber uma formação gratuita com foco em gestão de negócios e empreendedorismo.

Durante a aula inaugural, os estudantes conheceram a trajetória do gerente do Sebrae Minas na Regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, ex-aluno da Escola do Sebrae. Ele frisou que a formação técnica em Administração agregou habilidades essenciais para sua carreira como empresário do setor confeccionista, e professor universitário, em paralelo ao trabalho desenvolvido na entidade.

“A chegada do NEJ em Guaxupé marca uma transformação na educação da cidade, pois além de capacitar os estudantes, cria uma nova perspectiva de futuro, formando profissionais com senso de liderança e favorecendo o desenvolvimento local”, ressalta. Já o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa (Jarbinhas), que também é empresário, destaca que “O NEJ é uma oportunidade para ampliar perspectivas. Estes alunos vão se tornar grandes profissionais, empreendedores e garantir um futuro pleno”, diz.

Metodologia

A responsabilidade pedagógica e a execução da metodologia do NEJ serão do IFSUL de Minas. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, Vinícius Martins explica que “a parceria une a expertise e a tradição do IFSUL de Minas na formação e certificação dos alunos, com toda a referência de empreendedorismo presente na metodologia do NEJ”, pontua.

A aluna Giovana Cristina Santos de Oliveira, de 21 anos, está matriculada na primeira turma. “Trabalho na área de administração e departamento pessoal. e acredito que o NEJ vai agregar muito para meu desenvolvimento profissional e, futuramente, quando eu decidir empreender”, afirma.

Jovens preparados para empreender e transformar

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada na instituição, que é pioneira e referência nacional no ensino de educação empreendedora. Fundado em 2010, o projeto surgiu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios, por meio do curso técnico em Administração gratuito. Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3.500 estudantes.

Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos mão na massa de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Além da capital mineira, o projeto tem unidades em Nova Lima, Contagem, Ouro Preto, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Mateus Leme, Ibirité, Araxá, Itabira, Patos de Minas, Uberaba e em outros estados: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Natal (RN) e Toledo (PR).

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • curso técnico em administração
  • Escola do Sebrae
  • Guaxupé
  • nej