ASN MG
Compartilhe

Associação Cultural Indaiá marca presença no estande do Sebrae Minas na Fenearte 2025

Artesãos mineiros participam da maior feira do segmento da América Latina, que acontece em Pernambuco, até 20 de julho
Por Fernanda Pereira (Stark)
ASN MG
Compartilhe

Até o dia 20 de julho, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), recebe a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior do segmento na América Latina. Nesse grande encontro do artesanato, o Sebrae Minas marca presença com um estande coletivo de 108m², que apresenta 16 unidades produtivas: 12 ligadas ao Projeto Origem Minas e quatro marcas do Minas Moda Autoral.

Entre os expositores, pelo terceiro ano consecutivo, está a Associação Cultural Indaiá, coletivo de artesãs de Antônio Dias (MG), selecionada por edital público. O grupo leva à feira o saber ancestral do tecer com a palha do Indaiá, um bem imaterial reconhecido do município e expressão genuína da cultura local. Com apoio do Instituto Cenibra e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a participação da associação reforça o compromisso com o fortalecimento das comunidades locais por meio da valorização cultural, geração de renda e empoderamento feminino.

Reconhecida pela autenticidade e originalidade de suas peças, a Associação Indaiá apresenta chapéus, bolsas, utilitários, objetos decorativos e criações lúdicas, como o já conhecido Mutum-do-Sudeste. Cada peça reflete uma tradição mantida de geração em geração por mulheres que tecem histórias e identidade com as fibras do Indaiá. “Estar na Fenearte é uma vitrine que transforma. É onde nosso artesanato se conecta com o Brasil e com o mundo”, afirma Maria Cloenes, presidente da Associação.

Associação Cultural Indaiá

Segundo Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, a presença dos empreendedores mineiros na feira “é estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos, gerar negócios e consolidar Minas Gerais como referência em design, tradição e inovação no setor artesanal”.

Mais do que uma feira, a Fenearte é um espaço de encontros, reconhecimento e novas oportunidades. Com o tema “A Feira das Feiras”, o evento deste ano presta homenagem às tradicionais feiras livres do Estado e conta com uma vasta programação que inclui 700 estandes de vendas, oficinas criativas, desfiles de moda e mais de 70 atrações musicais ao longo de 12 dias.

Sobre o Projeto Origem Minas
Criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg, o Origem Minas fortalece a identidade e a competitividade de pequenos negócios ligados ao artesanato e à gastronomia, promovendo capacitação, organização produtiva e acesso a mercados por meio de experiências que refletem a “mineiridade”.
Em 2024, foram mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios, com participação em eventos nacionais como Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato.

Sobre o Minas Moda Autoral
O programa impulsiona empreendedores da moda em Minas Gerais, valorizando identidade territorial, sustentabilidade, economia circular e ancestralidade. Com foco em vestuário, acessórios e joias, oferece capacitações estratégicas divididas em quatro etapas: Processo Criativo, Criação, Aceleração e Gestão.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 9.8250-1752 (WhatsApp)
[email protected]

  • Antônio Dias
  • Associação Cultural Indaiá
  • Feira Nacional de Negócios do Artesanato
  • Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)
  • Fenearte