Até o dia 20 de julho, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), recebe a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior do segmento na América Latina. Nesse grande encontro do artesanato, o Sebrae Minas marca presença com um estande coletivo de 108m², que apresenta 16 unidades produtivas: 12 ligadas ao Projeto Origem Minas e quatro marcas do Minas Moda Autoral.
Entre os expositores, pelo terceiro ano consecutivo, está a Associação Cultural Indaiá, coletivo de artesãs de Antônio Dias (MG), selecionada por edital público. O grupo leva à feira o saber ancestral do tecer com a palha do Indaiá, um bem imaterial reconhecido do município e expressão genuína da cultura local. Com apoio do Instituto Cenibra e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a participação da associação reforça o compromisso com o fortalecimento das comunidades locais por meio da valorização cultural, geração de renda e empoderamento feminino.
Reconhecida pela autenticidade e originalidade de suas peças, a Associação Indaiá apresenta chapéus, bolsas, utilitários, objetos decorativos e criações lúdicas, como o já conhecido Mutum-do-Sudeste. Cada peça reflete uma tradição mantida de geração em geração por mulheres que tecem histórias e identidade com as fibras do Indaiá. “Estar na Fenearte é uma vitrine que transforma. É onde nosso artesanato se conecta com o Brasil e com o mundo”, afirma Maria Cloenes, presidente da Associação.

Segundo Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, a presença dos empreendedores mineiros na feira “é estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos, gerar negócios e consolidar Minas Gerais como referência em design, tradição e inovação no setor artesanal”.
Mais do que uma feira, a Fenearte é um espaço de encontros, reconhecimento e novas oportunidades. Com o tema “A Feira das Feiras”, o evento deste ano presta homenagem às tradicionais feiras livres do Estado e conta com uma vasta programação que inclui 700 estandes de vendas, oficinas criativas, desfiles de moda e mais de 70 atrações musicais ao longo de 12 dias.
Sobre o Projeto Origem Minas
Criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg, o Origem Minas fortalece a identidade e a competitividade de pequenos negócios ligados ao artesanato e à gastronomia, promovendo capacitação, organização produtiva e acesso a mercados por meio de experiências que refletem a “mineiridade”.
Em 2024, foram mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios, com participação em eventos nacionais como Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato.
Sobre o Minas Moda Autoral
O programa impulsiona empreendedores da moda em Minas Gerais, valorizando identidade territorial, sustentabilidade, economia circular e ancestralidade. Com foco em vestuário, acessórios e joias, oferece capacitações estratégicas divididas em quatro etapas: Processo Criativo, Criação, Aceleração e Gestão.
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