Por trás de cada produto colhido, processado ou comercializado no campo ou mesmo nos grandes centros urbanos, há uma história de dedicação, tradição e, cada vez mais, de inovação e sustentabilidade. Minas Gerais é um dos estados com maior vocação para o agronegócio no Brasil. Graças à diversidade de climas, relevo e culturas, o estado abriga uma das maiores populações de produtores rurais do país.
O estado concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 1,8 milhão de trabalhadores que fazem os mineiros serem líderes nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho.
O cenário do campo ganha força a cada ano com o apoio do Sebrae Minas, que há décadas acompanha de perto os desafios e transformações vivenciadas pelos produtores rurais. A instituição vem promovendo ações que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento da produtividade no campo, a busca por mercados e a valorização das origens produtoras. Por meio de programas, consultorias, capacitações e projetos estruturantes, a instituição apoia agricultores, pecuaristas, apicultores, piscicultores e outros empreendedores do campo.
Essa participação vai além da assistência técnica: ela envolve planejamento estratégico, gestão de negócios, inovação, acesso a mercados e valorização das cadeias produtivas locais. Com foco na sustentabilidade e na geração de renda, a entidade promove a inclusão produtiva, estimula a formalização e contribui para que o produtor rural se enxergue como um empresário do agronegócio.
Um dos programas mais bem-sucedidos de assistência ao produtor rural é o Educampo, criado em 1997. Com o apoio de consultores capacitados e o uso de ferramentas modernas de gestão, os produtores conseguem visualizar o desempenho de suas propriedades de forma comparativa, tanto em relação ao seu histórico quanto em relação à média de outros produtores atendidos. Isso gera um ambiente de aprendizado contínuo, troca de experiências e busca por melhorias.
As propriedades atendidas pelo Educampo apresentam redução de custos, aumento da rentabilidade e melhor organização da produção. Além disso, o programa estimula práticas sustentáveis, inovação e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Outro eixo de atuação do Sebrae Minas é a valorização das regiões produtoras. O Programa de Identidade e Origem é um conjunto de iniciativas concebidas, estruturadas e executadas com objetivo de promover o desenvolvimento dos territórios por meio de uma estratégia de diferenciação, baseada na origem.
As regiões produtoras que apresentam uma forte relação entre o produto e o território, envolvendo pessoas, histórias, cultura, reputação e processos apresentam elementos que permitem desenvolverem ações estruturadas. A atuação é percebida nas diversas regiões produtoras de café, queijo, vinhos, frutas e cachaças em todo o estado.
Tais iniciativas partem da premissa de que a origem gera valor e constrói uma diferenciação relevante em termos de competitividade dos negócios da região. Ao mesmo tempo gera um movimento positivo dentro do território, por meio do senso de pertencimento, que move os seus atores na direção de transformações relevantes em suas relações econômicas, sociais e ambientais.
Outro grupo de produtores de todo o estado recebem apoio do Sebrae Minas por meio do Origem Minas. A iniciativa em parceria com Sistema Faemg Senar visa identificar, valorizar e promover os produtos da agroindústria tradicionais de Minas Gerais com forte ligação ao território, à cultura e à identidade local. A proposta é reconhecer e fortalecer produtos que carregam em sua história e modo de fazer uma relação direta com o lugar onde são produzidos. O foco está na valorização de atributos como qualidade, identidade cultural e sustentabilidade.
De norte a sul de Minas, os resultados no campo são visíveis: propriedades mais organizadas, produtores mais preparados, produtos com maior valor agregado, presença em feiras e mercados institucionais, certificações de qualidade e fortalecimento de marcas territoriais. Com um olhar atento às potencialidades de cada região, o Sebrae Minas transforma conhecimento em desenvolvimento rural.
Com uma abordagem que une conhecimento técnico, visão estratégica e sensibilidade social, a instituição reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, apoiando quem produz, gera emprego e movimenta a economia em todas as regiões de Minas Gerais.
(*) Priscilla Lins é gerente de Agronegócios e Artesanato do Sebrae Minas

