As participações dos artesãos mineiros apoiados pelo Sebrae Minas na ABUP Decor Show e no 18º Salão do Artesanato, em São Paulo, resultaram em mais de 700 mil em vendas. Ao todo, 26 unidades produtivas do estado participaram dos eventos, beneficiando diretamente 500 profissionais mineiros. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato.
Estiveram presentes nas mostras artesãos de Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Governador Valadares, Grão Mogol, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Ponto dos Volantes, Prados, Recreio, Serro, Soledade de Minas, Três Corações e Turmalina. Vários dos expositores foram aclamados no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.
Realizada entre 12 e 15 de agosto, no Pro Magno Eventos, a ABUP Decor Show teve o propósito de promover a atividade e conectar os artesãos com potenciais compradores e lojistas de todo o país e estrangeiros, além da oportunidade de gerar networking entre os participantes. Além de comerciantes, a mostra reuniu arquitetos, paisagistas, decoradores, compradores corporativos, atacadistas e designers de ambientes que buscam novidades e conceitos diversificados no segmento. Os destaques dos artesãos mineiros foram produtos feitos em madeira, cerâmica, tecelagem, bordado e buriti.
Por sua vez, o 18º Salão do Artesanato de São Paulo aconteceu de 28 de agosto a 1º de setembro no Pavilhão do Bienal, no Ibirapuera, reuniu os artesãos mineiros premiados na última edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O evento contou com a participação de mestres artesãos, ceramistas, rendeiras, bordadeiras, artistas populares, quilombolas, indígenas, além de muitos outros profissionais do artesanato.
“Apoiar o artesanato é essencial para preservar a cultura e a identidade de um território. Eventos como estes em São Paulo promovem a conexão com novos mercados e celebram a diversidade e a riqueza cultural do nosso estado. Ao dar visibilidade aos artesãos, estamos valorizando um trabalho que carrega em si histórias, tradições e a expressão criativa de cada unidade produtiva”, afirma a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.
Satisfação
Vencedor do Prêmio TOP 100 de Artesanato, o artesão Miguel de Souza marcou presença nas duas exposições, levando peças de arte sacra e obras que descrevem o folclore mineiro.
“São oportunidades valiosas para ampliar nossos negócios e conquistarmos mais clientes. O contato com a arte muda a nossa visão de mundo, nos faz crescer enquanto humanos e ainda nos proporciona uma vida financeira melhor, com dignidade”, descreve o artesão.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
-