ASN MG
Compartilhe

Araxá adere a programa que simplifica a abertura de empresas

Com o apoio do Sebrae Minas, município adota o Redesim + Livre para facilitar a formalização de negócios e fortalecer a economia local
Por Vanessa Braga
ASN MG
Compartilhe

Araxá iniciou uma nova etapa na simplificação de processos para empreendedores com a implantação do Redesim + Livre. A iniciativa, apresentada nesta terça-feira (24/9) promete tornar mais simples, ágil e digital o processo de abertura, regularização e encerramento de empresas no município, especialmente, para micro e pequenos empreendimentos.

O sistema é resultado da parceria entre a Prefeitura de Araxá, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). A ferramenta integra de forma automática etapas do registro e licenciamento, reduzindo prazos e eliminando burocracias que, até então, dificultavam o processo de formalização de negócios.

Com a adesão ao programa, empresas classificadas como de baixo e médio risco poderão ser abertas em poucos minutos, com emissão imediata de inscrição municipal e alvará de funcionamento automático. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ítalo Marcus Fonseca, destaca que a medida reforça o compromisso do município em facilitar a atividade empreendedora. “A rotina do empresário se torna muito mais simples, mais fácil e mais ágil. Antes, abrir uma empresa em Araxá podia levar até três meses. Hoje, em poucos minutos, o empreendedor já tem CNPJ, inscrições estadual e municipal. Isso é economia de tempo e de dinheiro”, destaca.

O diretor de Interlocução com Setores Públicos e Privados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Caio Coelho, ressalta que o município passa a integrar um movimento estadual de modernização. “Muitas vezes, o empreendedor não abre um negócio por oportunidade, mas por necessidade. E a burocracia, em vez de proteger o cidadão, acaba travando investimentos e a geração de empregos. Esse programa sinaliza confiança no empresário, oferece as ferramentas certas e cria condições para que as cidades possam crescer de forma mais ágil e sustentável”, afirma.

O impacto direto que a plataforma gera no cotidiano de quem empreende também é apontado pelo o analista do Sebrae Minas Alessandro Henrique de Souza. “Com a desburocratização, os empresários podem dedicar mais tempo ao desenvolvimento dos seus negócios. Essa conquista é resultado do Programa Territórios Mais Atrativos, que apoia municípios mineiros na construção de um ambiente mais propício à geração de renda e inovação”, explica.

Territórios Mais Atrativos

O Programa Territórios Mais Atrativos apoia gestores públicos e lideranças locais na criação de um ambiente mais favorável aos negócios, atuando em três frentes: a Lei de Liberdade Econômica (LLE), que simplifica e automatiza processos de abertura e formalização de empresas, já implantada em 35 municípios em 2024; a Regularização Fundiária, que organiza o território, garante propriedade e acesso ao crédito, fomenta renda e construção civil, com projetos em Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas; e a Atração de Investimentos, que capacita prefeituras para prospectar empresas e tornar os municípios mais competitivos. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.

Redesim + Livre

O sistema Redesim+Livre é uma ferramenta do programa Minas Livre Para Crescer (MLPC), desenvolvida pela Jucemg e Sebrae, que automatiza o processo de legalização de empresas nos municípios, com foco nos empreendimentos de baixo e médio risco. Os municípios que avançam para o nível intermediário do MLPC passam a contar com o sistema Redesim+Livre, que garante maior celeridade na abertura de empresas. A plataforma traz inovações, como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e MEI. Já para empresas de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, incluindo os do Corpo de Bombeiros. A desburocratização também beneficia o encerramento de empresas, tornando-o mais simples e rápido.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]

  • abertura de empresas
  • Araxá
  • desburocatização
  • Jucemg
  • redesim
  • Redesim + Livre