Promovido pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 8, 9 e 10 de junho, com o objetivo de divulgar o queijo artesanal mineiro e suas origens produtoras. Dentro da sua programação, no dia 9 de junho, haverá uma Agenda de Relacionamento, com o propósito de aproximar os produtores mineiros de queijos com compradores de todo o país, abrindo portas para novos negócios e parcerias. Estarão presentes no evento 25 compradores, entre eles supermercadistas, empórios, mercadinhos e lojas de alimentos, que terão a oportunidade de conhecer 20 produtores de queijo e 16 produtores da agroindústria do estado (de produtos como café, cachaça, doce, geleia, mel, entre outros).
Durante o encontro, haverá duas rodadas de apresentações entre compradores e produtores, oportunizando um maior número de contatos para os produtores de queijo artesanal e a conquista de novos clientes. Em contrapartida, é uma chance para as empresas compradoras aumentarem sua lista de fornecedores e a oferta de produtos de alta qualidade, que representam a tradição e a essência de Minas Gerais.
“A Agenda de Relacionamento reuniu, em um só lugar, produtores, queijeiros e comerciantes, com o objetivo de promover a troca de experiência entre os participantes e criar uma rede de contatos para estimular a geração de novos negócios e a promoção de produtos com origem, qualidade e muita mineiridade”, afirma a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.
Reunião de negócios
Outro encontro de negócios, previsto para ser realizado durante o festival, será a Reunião entre Hotéis de BH e Associações Regionais de Produtores de Queijo, promovida no primeiro dia de evento, em que os produtores poderão divulgar seus produtos diretamente para potenciais clientes. Para a analista do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato, “essa será uma grande chance para os produtores de queijo ampliarem sua clientela, já que o potencial de consumo do queijo nesses locais é bem amplo, podendo ser utilizado desde o tradicional café da manhã até o preparo de pratos do cardápio de refeições”, destaca. O evento é mais uma ação do Sebrae Minas e do Sistema Senar Faemg dentro da programação do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais.
Origem Minas
Ações do projeto Origem Minas, iniciativa do Sebrae Minas, estará presente no Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, com a participação de produtores apoiados pelo projeto na Agenda de Relacionamento.
Durante todo o evento, haverá ainda um estande coletivo dos produtores do Origem Minas, onde os visitantes poderão degustar e comprar várias iguarias típicas da culinária mineira. Além de fomentar o desenvolvimento e a competitividade do agronegócio e da gastronomia em Minas Gerais, o projeto leva a “mineiridade” para todo o país, por meio de produtos e experiências.
Da mesma forma, o festival contará com o Empório Sistema Faemg Senar, uma vitrine para que produtores rurais possam expor e comercializar os seus produtos. São cafés, doces, quitandas, defumados, licores e geleias, fabricados com o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros, e a expertise adquirida em cursos, treinamentos e Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas.
-
SERVIÇO
5ª Edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais
Data: 8, 9 e 10 de junho. Das 10h às 22h.
Local: Expominas: Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte – MG
A entrada é gratuita
Como vai funcionar: É feito o pré-credenciamento no site e, na entrada do evento, é só mostrar o QR Code para retirar o crachá e aproveitar toda a programação do Festival. https://www.hbatools.com.br/__1342
Para outras informações sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, acesse o site oficial do evento: http://festivalqam.com.br/