Durante o E-Festival, Lisiane Lemos, uma das mais influentes especialistas em tecnologia do país, apresentou a palestra “Inovação, Tecnologia e Futuro”, no dia 19 de junho. Com uma abordagem envolvente e prática, ela discutiu a importância da inovação contínua e o papel da tecnologia no mundo dos negócios, ofertando insights para empreendedores e profissionais de diversas áreas.
Lisiane explorou a necessidade da inovação para a sobrevivência e o crescimento em um mercado altamente competitivo e abordou as últimas tendências tecnológicas, como a inteligência artificial (IA). Ela destaca que a IA não vai tomar o lugar de ninguém, mas quem souber como usá-la, sim. Por isso, ela reforça a importância de utilizar a tecnologia a favor dos negócios e da marca, pois ela pode transformar e alavancar o que há de melhor nas pessoas.
Confira abaixo a entrevista exclusiva com Lisiane Lemos para a Agência Sebrae de Notícias:
ASN: Qual a mensagem você vai passar para o público que está presente no E-Festival?
Lisiane Lemos: Eu tenho uma missão bem difícil, que é falar sobre inovação, tecnologia e futuro em pouco tempo. Então, a ideia é que o público entenda que tecnologia é para todos e que o futuro é a gente que constrói. E acho que colocar o SEBRAE, por exemplo, como uma central de ferramentas que está à disposição dos empreendedores é fundamental para que eles já se apropriem da tecnologia. Até porque é preciso entender do negócio e saber como procurar ajuda.
ASN: O nosso público é de pequenos empreendedores e eles têm muitos desafios com relação à tecnologia. Você tem algumas dicas do que eles podem utilizar para impulsionar, fomentar e alavancar o negócio?
L.L.: Eu sempre falo de dicas práticas, sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) e onde encontrar essas ferramentas. É fundamental saber quais são as perguntas que tem que fazer para a IA, porque mais do que ter a ferramenta, é saber o que que eu vou e como pedir para ela. Também é bom atentar para a produção de conteúdo em casa, como fazer o seu próprio estúdio, gerenciamento de pessoas, gerenciamento remoto. O pequeno empreendedor tem que ser líder de si mesmo, líder dos outros e depois ir para as redes sociais. Eu sei que esse caminho é desafiador, pois eu já passei por ele. É uma jornada que todo mundo passa a mesma dificuldade.
ASN: Atualmente se fala muito sobre inteligência artificial e as pessoas ficam na dúvida de como usar, se vai ajudar ou não no trabalho, se isso vai tomar o trabalho de alguém. O que que você poderia dizer sobre isso?
L.L.: A primeira resposta é que a inteligência artificial não vai tomar o seu lugar, mas alguém que sabe mexer com ela sim. Todo mundo vai se tornar aprendiz e especialista em tecnologia e se apropriar dela. Então, faça essa pergunta: como é que o ChatGPT, por exemplo, pode me ajudar? Como que eu crio sugestões de cinco conteúdos para começar na minha empresa? Qual é o ramo de negócio?
Não existe um caminho sem inteligência artificial, não existe. Primeiro a gente precisa se apropriar, depois treinar a IA para que ela seja respeitosa com pequenos empreendedores, mulheres, minorias. Porque senão ela vai ser sempre dominada por quem a criou e quem pagou. A IA é uma ferramenta incrível e pode ajudar na criação de imagens, com dicas para o negócio de forma geral, alavancar um negócio e dar visibilidade para os pequenos empreendedores. A dica principal é se tornar aprendiz e especialista em tecnologia, porque isso vai abrir diversas outras portas.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Josiane Silveira
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]
mg.agenciasebrae.com.br