ASN MG Atualização
Compartilhe

Teófilo Otoni recebe Simpósio sobre tecnologias para o melhoramento da qualidade dos cafés

Nos últimos anos, mais de 1 milhão de mudas de cafés já foram plantadas nos municípios do Vale do Mucuri, tornando a cafeicultura em oportunidade de negócio
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Na próxima terça-feira (31/3), Teófilo Otoni recebe o “Simpósio Tecnologias para o Melhoramento da Qualidade dos Cafés”. O evento promovido pelo Sebrae Minas tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da cafeicultura na região, incentivando a troca de conhecimentos entre produtores, técnicos e empreendedores rurais. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link. As vagas são limitadas e destinadas a pequenos agricultores de todo o Vale do Mucuri.

A programação do simpósio inclui palestras sobre ‘a escolha de clones e a formação do cafezal’, ‘nutrição e o manejo da lavoura’, além da apresentação de práticas que vão da colheita à xícara e que impactam diretamente a qualidade e a valorização dos grãos especiais.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Deborah Constantino, a entidade observa um aumento no número de empreendedores rurais que estão diversificando suas produções. “O Sebrae atua nesse contexto como agente de desenvolvimento territorial, oferecendo suporte técnico por meio de seminários, capacitações, consultorias individuais nas propriedades e orientação estratégica”.

A realização do Simpósio conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, do Sindcomércio, da AlfaUnipac, da Emater, da Cáritas Diocesana, do Internato Rural e da UFVJM.

Municípios avançam através da cafeicultura

Um dos exemplos do avanço da cafeicultura no Vale do Mucuri é em Ouro Verde de Minas. A economia da cidade é baseada na agricultura familiar, que representa 19% do PIB municipal. Nesse cenário, comunidades quilombolas, como a de Santa Cruz, desempenham papel fundamental ao aliar tradição e práticas agroecológicas sustentáveis.

Em 2021, o Sebrae Minas iniciou um trabalho no município, com a oferta de capacitações voltadas à produção orgânica e agroecológica e à certificação por meio do Organismo de Controle Social (OCS). Neste momento, 136 agricultores foram certificados, fortalecendo a produção local e ampliando o acesso a mercados. Já em 2023, o projeto avançou com novas turmas e a criação da Feira de Produtos Agroecológicos e Orgânicos, reunindo semanalmente produtores certificados da região.

Os agricultores que participam do projeto relatam que a estratégia gerou um aumento médio de 30% na comercialização. Como consequência, também foram provocados a promover melhorias na qualidade dos alimentos e estimular a sustentabilidade nas propriedades. O trabalho também ganhou reconhecimento nacional, com destaque em conferência do Ministério da Agricultura e Pecuária, consolidando Ouro Verde de Minas como referência em produção orgânica e agroecológica em Minas Gerais.

-

Serviço

Simpósio Tecnologias para o Melhoramento da Qualidade dos Cafés

Data: 31/03/2026

Horário: 8h até 16h

Local: Paróquia de São Francisco de Assis, Teófilo Otoni – MG

Inscrições Gratuitas pela Sympla – clique no link

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins

[email protected]

  • Cafés
  • Jequitinhonha
  • sebrae minas
  • teófilo otoni