ASN MG Atualização
Compartilhe

4ª edição do ‘Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas’ está com inscrições abertas

Premiação que valoriza boas práticas e excelência na produção cafeeira da região do Vale do Jequitinhonha, tem apoio do Sebrae Minas
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Com a missão de reconhecer a qualidade dos cafés produzidos em 22 municípios localizados no Vale do Jequitinhonha, estão abertas as inscrições para a 4ª edição do ‘Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas’. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 28 de agosto, no Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM), desde que sejam associados ao Instituto.

Neste primeiro momento, o participante deve entregar 1kg de amostra do café (conforme as regras dispostas no regulamento) que será avaliada a partir da metodologia de análise sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), que considera dez atributos: aroma; sabor; retrogosto; acidez; corpo; uniformidade; ausência de defeitos; doçura mínima; balanço e conceito final.

A premiação é uma iniciativa do ICCM, em parceria com o Sebrae Minas, e, neste ano, terá duas modalidades: Tradições – para produtores com propriedade superior a 20 hectares; e Origens – exclusiva para produtores com propriedades abaixo de 20 hectares. A modalidade Tradições será dividida nas categorias: Café Natural – sistema pelo qual o café, recém-colhido, pode passar por um processo de lavagem, ou não, tendo sua secagem totalmente finalizada com casca e pergaminho; ou Café Cereja Descascado – lavado com a separação dos frutos verdes enquanto os frutos maduros boiam, passando então por descascador e seguindo posteriormente para a secagem.

Os finalistas serão revelados no dia 15 de setembro, e a premiação dos campeões será no dia 24 de outubro, na cidade de Capelinha. Serão premiados os três melhores lotes de cada categoria, com troféus, e os vencedores terão a oportunidade de comercializar o lote premiado em leilão organizado pelo Sebrae Minas.

Apoio à produção de excelência

A região da Chapada de Minas é delineada pelos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha e conta com cerca de 5,8 mil produtores de café que produzem uma média de 600 mil sacas por ano. Além do auxílio para governança, o apoio técnico do Sebrae Minas, por meio do programa Educampo, colabora para que a região esteja despontando como importante segmento do café no Brasil.

A entidade oferece suporte aos produtores com consultorias e promoção do acesso à informações e tecnologias que favorecem o aumento da produção e estimulem a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais. No ano de 2019, desenvolveu a estratégia territorial para posicionar a região como produtora de cafés de alta qualidade com identidade e origem.

Em 2025, o Sebrae Minas iniciou um trabalho voltado à preparação de um grupo de pequenos produtores de café para a obtenção da certificação Fairtrade. A partir dela, os produtores passam a ter uma série de benefícios, como o acesso a um preço mínimo garantido no mercado internacional, que os protege da volatilidade dos preços, e o Prêmio Fairtrade — um valor adicional pago por saca comercializada, que retorna às comunidades para investimentos na produção e em iniciativas coletivas.

“Esta iniciativa ainda contribui para o fortalecimento do associativismo e proporciona capacitações diversas, com destaque para as práticas sustentáveis. Trata-se de um passo importante para o desenvolvimento econômico local”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes.

Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas

Cronograma

Inscrições e entrega amostras: até 28 de agosto (até 18h)
Divulgação dos produtores finalistas: 15 de setembro
Entrega dos lotes finalistas: até 06 de outubro até 18h
Anúncio e premiação dos produtores campeões: 24 de outubro
Informações e edital: Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM) – Rua Rio Branco, nº 1.200 sala 106, bairro Planalto, Capelinha; ou pelo telefone (33) 99990–1007.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins
[email protected]

  • café
  • cafeicultura
  • Chapada de Minas
  • prêmio