ASN MG Atualização
Compartilhe

2º ciclo do projeto Mais Grãos será lançado em Pará de Minas

Iniciativa do Sebrae Minas tem o objetivo de aumentar a produção de grãos para atender a demanda do mercado da proteína animal
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Ciclo 2 do projeto Mais Grãos será lançado, nesta terça-feira (18/6), para atender a demanda da região Centro-Oeste de Minas Gerais por milho, soja e sorgo, impulsionada pelo polo produtivo de suínos e frangos. Vinte produtores rurais selecionados vão receber consultorias especializadas e visitas técnicas mensais às propriedades para auxiliar no planejamento da safra. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, com o apoio do Sicredi e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pará de Minas

O cenário é um estímulo à produção de grãos. Reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL) de Avicultura e Suinocultura, a Centro-Oeste contribui com 10% da produção de suínos e 21% da produção de frangos, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

O agronegócio é responsável por cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pará de Minas. Levantamento do IBGE, de 2023, mostrou que 129 produtores rurais de Pará de Minas realizaram o plantio do milho, resultando em uma colheita de 32 mil toneladas do grão.

“O Mais Grãos busca aumentar a produtividade e a competitividade das empresas do setor, com foco especial no aproveitamento de pastagens degradadas no estado. O programa vai ampliar essa capacidade de produção para atender ao mercado local e, ainda, ampliar as oportunidades para planejar a exportação”, explica o analista do Sebrae Minas Frederico Delfino.

Sobre o projeto Mais Grãos
Criada em 2021, a iniciativa conecta os produtores ao mercado demandante de grãos, sobretudo empresas especializadas em avicultura e suinocultura, facilitando o escoamento da safra e oferecendo boas condições de negócios. Também promove acesso a uma linha de crédito direcionada às especificidades do setor.

Os participantes do projeto recebem consultorias de um engenheiro agrônomo, que visita mensalmente as fazendas auxiliando no planejamento da safra – análise de solo e indicação de insumo, acompanhamento do processo produtivo – preparo do solo, plantio, monitoramento e colheita, e gestão da atividade – custo de produção, indicadores econômicos, de produtividade e rentabilidade. Além disso, os produtores recebem orientações técnicas sobre irrigação, tendências de mercado e dicas de armazenamento.

SERVIÇO
Lançamento 2º Ciclo – Programa Mais Grãos
Data: 18 de junho de 2024
Horário: 19h
Local: Rua Melo Guimarães, 237 – Bairro N.S. de Fátima – Pará de Minas

Thiago (Stark) Carvalho
Unidade de Marketing e Comunicação| Stark
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
/> [email protected]

  • Ciclo 2 do projeto Mais Grãos
  • Mais Grãos
  • Pará de Minas
  • Sebraemg