Valorizar a produção regional e divulgar a qualidade da aguardente é o objetivo do 2º Festival da Cachaça de Januária, que será realizado entre os dias 12 e 13 de setembro, na Praça Arthur Bernardes, no centro da cidade.
A programação do evento inclui degustação de cachaças e coquetéis, exposição de marcas, espaço gastronômico, feira com comercialização de produtos artesanais e atrações culturais e artísticas, como a Orquestra Norte-Mineira de viola caipira.
Marcas tradicionais, como Claudionor, Caribé, Princesa Januária, Velha Motinha e Januária Única, também participam do Festival. Para levar ao evento receitas criativas e elaboradas com frutas típicas da região, os representantes foram capacitados pelo mixologista (profissional especializado em coquetéis) e sommelier de cachaça Leonardo Gomes.
As irmãs Úrsula e Lícia Marinho comandam a centenária cachaça Claudionor e comentam a expectativa para esta edição. “Gostamos muito da organização e do envolvimento da população no ano passado. Esperamos que esta edição seja ainda melhor. É uma oportunidade para divulgar nossas marcas e mostrar para todo o país que Januária tem tradição na produção de excelentes cachaças,” destaca Úrsula.
A Secretária de Cultura e Turismo, Ana Cláudia Batista da Silva, reforça que o Festival é uma oportunidade para reestruturar o seguimento da cachaça na cidade. “Temos tradição na produção da aguardente, que é uma das melhores do estado. Com o evento, buscamos resgatar a visibilidade da nossa cachaça”, enfatiza.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Sebrae Minas, Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Câmara de Dirigentes Lojistas e Secretaria de Agricultura.
Apoio e capacitação
Como apoiador do evento, o Sebrae Minas desenvolve ações contínuas para aprimorar a gestão dos produtores. A analista do Sebrae Minas Aline Magalhães destaca que a instituição atua no fortalecimento do setor e na capacitação dos produtores participantes com consultorias e treinamentos. “Contribuímos para a valorização da cadeia produtiva, a inovação nos negócios e a geração de novas oportunidades de mercado, reforçando o potencial da cachaça de Januária como produto de identidade regional e diferencial competitivo para os empreendedores locais”, completa.
Serviço
2ºFestival da Cachaça de Januária
Data: 12 e 13 de setembro
Horário: 18h
Local: Praça Arthur Bernardes – Centro
Evento Gratuito
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615

