ASN MG Atualização
Compartilhe

1º ciclo do projeto ALI Educação Empreendedora chega ao fim em Divinópolis e região

Cerca de 14 mil alunos e mais de 900 professores foram atendidos pelo programa, que trabalhou práticas de inovação no ambiente escolar
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Vinte escolas públicas de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, receberam, na última semana, os certificados de conclusão do programa ALI Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae Minas, em 2024. A iniciativa, apoiada pela 12ª Superintendência Regional de Ensino, tem o objetivo de estimular o processo de inovação nas escolas do ensino básico, e fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação.

O programa atendeu cerca de 14 mil alunos, e 970 professores dos municípios de Divinópolis, Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste e São Gonçalo do Pará. Entre as ações do primeiro ciclo do programa, destaque para o projeto ‘Delas para Elas’, realizado na Escola Estadual Rosa Vaz de Araújo, que promoveu a arrecadação e distribuição de absorventes para alunas de baixa renda e vulnerabilidade social. Na Escola Estadual Governador Magalhães Pinto, em São Sebastião do Oeste, os estudantes se organizaram em uma equipe de marketing para dar visibilidade às ações do programa ALI na comunidade escolar.

O analista do Sebrae Minas Denis Magela adianta que a intenção é promover uma ampliação do projeto. “Em 2025, vamos contratar dois agentes de inovação para continuar atendendo os municípios que já possuem o programa, e ampliar para escolas das cidades de Oliveira, Carmo da Mata e Cláudio, com a mesma qualidade que fizemos em 2024”, ressalta.

Metodologia

O programa ALI Educação Empreendedora acontece por meio de visitas e orientação de uma Agente Local de Inovação, que realiza um diagnóstico das instituições, identifica os principais desafios e necessidades, e apresenta um plano de ação que será executado em parceria com os educadores e lideranças da escola. O agente Fábio Cunha, responsável pela implementação do programa, destaca que “o mais importante é proporcionar para os estudantes uma formação social, humana e profissional nesta preparação para o mercado de trabalho. Além disso, colaborar para um projeto de vida, e gerar resultados para novos ambientes de negócios no ecossistema local”, ressalta.

A superintendente da 12ª Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, Luiza Amélia, diz que a maior vantagem do programa é a capacitação conjunta de professores e estudantes. “Para os alunos, o projeto possibilita desenvolver habilidades essenciais, como criatividade, resiliência, liderança e pensamento crítico, preparando-os para um futuro competitivo. Já para os professores, proporciona atualização metodológica, ferramentas práticas e uma abordagem interdisciplinar, enriquecendo sua prática pedagógica e fortalecendo a comunidade escolar”, destaca.

A aluna Ana Lívia Gonçalves, de 18 anos, da Escola Estadual Governador Magalhães Pinto, de São Sebastião do Oeste, afirma que “o projeto deixou como lição mais importante o entendimento de que a gestão parte da gente. Analisar o mercado, perceber as necessidades necessárias para empreender, e inovar. Pode ser algo simples, mas deve ser inovador”, frisa.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]

  • ALI Educação Empreendedora
  • Divinópolis
  • educação empreendedora
  • sebrae minas