ASN MG
Compartilhe

1ª Jornada Por Elas de Migrantes e Refugiadas é realizada em BH

Evento apoiado pelo Sebrae Minas terá diversas atividades e capacitações sobre direitos, empreendedorismo e mutirão de saúde
Por Da Redação
ASN MG
Compartilhe

Fortalecer caminhos de mulheres migrantes e refugiadas por meio do empoderamento, educação e informação são os objetivos da 1ª Jornada Por Elas de Migrantes e Refugiadas em Belo Horizonte, evento organizado pelo Instituto Por Elas. O evento ocorre no dia 29 de abril, das 9h às 17h, na UNA BH, unidade Aimorés, e conta com uma programação diversificada de atividades e formações sobre direitos, empreendedorismo e mutirão de saúde.

A iniciativa é idealizada pelo Instituto de Apoio a Meninas e Mulheres Por Elas, da advogada e influenciadora social Rizzia Froes, e tem o apoio da OIM, Agência da ONU para Migrações, da OAB/MG, Sebrae Minas, Cruz Vermelha, UMA BH, Grupo Mulheres do Brasil, Virada Feminina, Direito Dela, CRO/MG, Cio da Terra e Lana Consultoria. O evento terá a presença da Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e assessora especial do Ministério da Justiça, Sheila de Carvalho.

A programação da 1ª Jornada Por Elas de Migrantes e Refugiadas em Belo Horizonte conta com palestras sobre direitos e deveres desse público no Brasil, combate à violência de gênero, empreendedorismo feminino e educação financeira.

O foco principal do evento é a realização de uma feira de emprego com empresas que apoiam a diversidade no ambiente de trabalho. Haverá também uma exposição e venda de artesanatos produzidos pelas migrantes e refugiadas, além de um espaço recreativo para os filhos e filhas das participantes durante o evento. Nesse espaço as crianças terão oficina de higiene bucal com estudantes do curso de Odontologia. As mulheres migrantes e refugiadas terão transporte e alimentação para garantir a sua efetiva participação no evento.

A presidente da Por Elas, Rizzia Froes, acredita que o que falta para essas mulheres é oportunidade: “Ninguém acorda querendo sair do seu país de origem. Além de deixar para trás família e amigos, muitas dessas mulheres perdem por completo a sua rede de apoio. Queremos que essas empresas disponibilizem cargos operacionais, mas também de liderança para essas mulheres. Muitas exerciam essas funções em seus países e sabemos dos desafios que muitas vezes as limitam nessa busca por emprego, por isso acreditamos que o que mais precisamos é de oportunidades.” pontua Rizzia Froes.

Para a coordenadora de projetos da OIM em Minas Gerais, Juliana Rocha, o evento impactará positivamente a vida das participantes. “A OIM acredita ­­­que promover a empregabilidade e o acesso a direitos é um caminho exitoso para a integração socioeconômica de migrantes e refugiadas no Brasil. Nossa expectativa é que as mulheres saiam do evento mais confiantes e empoderadas, após se informarem sobre seus direitos e terem acesso a oportunidades de emprego”, avaliou.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, “o evento é uma grande oportunidade para mulheres migrantes e refugiadas se capacitarem e se conectarem nesta rede empreendedora. Elas já são protagonistas de suas histórias e agora serão também de seus negócios. O Sebrae Minas é parceiro nesta iniciativa, preparando e encorajando essas empreendedoras a transformarem seus sonhos em realidade”.

-

1ª Jornada Por Elas de Migrantes e Refugiadas em Belo Horizonte

Data: 29 de abril

Hora: 9h às 17h

Local: UMA BH: Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes, Belo Horizonte

Quem quiser colaborar com o Instituto por Elas pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefone (31)99907-3524.

-

Assessoria de Imprensa Instituto Por Elas

(31) 9 9907-3524

[email protected]

  • Empreendedorismo
  • inclusão
  • Migrantes
  • Migrantes e Refugiados
  • Refugiados