ASN MG
Compartilhe

Projeto irá identificar as principais vocações e potencialidades de Uberaba

Iniciativa de city branding vai ouvir a população para elaborar estratégias com foco no futuro da cidade
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG
Compartilhe

Para identificar as potencialidades da cidade, o projeto “Uberaba do Futuro” está coletando informações que vão reconhecer vocações, fortalecer a identidade local e qualificar o município como um local atraente para morar, visitar e investir. A iniciativa de city branding, também conhecida como ‘marca território’, é uma abordagem que valoriza lugares a partir do envolvimento da sociedade.

Para condução do projeto, o Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com o apoio de entidades parceiras e lideranças locais, contam com a empresa Bloom Consulting, referência mundial sobre o tema. De 27 a 29 de agosto, foi realizada uma campanha de engajamento com a participação e colaboração de empresários, produtores rurais, estudantes, professores, artesãos, gestores públicos, integrantes do ecossistema de inovação, representantes dos setores hoteleiro, comercial e industrial, entre outros grupos.

O analista do Sebrae Minas Marcius Mendes destaca a importância de ouvir a comunidade para planejar a Uberaba do Futuro. “Fizemos cinco rodas de cocriação. Foram reuniões para escutar a população e criar um plano estratégico de criação da marca da cidade. Mais do que um logotipo, é uma ação para fortalecer a identidade, as potencialidades e, principalmente, o posicionamento da cidade”, explica.

Potencialidades

De acordo com o consultor Caio Esteves, da Bloom Consulting, a identidade de um lugar é definida pela percepção da comunidade. “Captamos o que a cidade representa para quem vive nela para, depois, decodificar essas informações e devolver uma plataforma que vai orientar projetos futuros. O objetivo é fazer com que Uberaba se fortaleça e esteja preparada para lidar com as incertezas e os desafios do futuro”, diz.

O projeto de city branding é uma das ações que integram o convênio entre o Sebrae Minas e a Prefeitura de Uberaba, firmado após a oficialização da chancela do Geoparque Uberaba. O convênio surgiu para potencializar e promover iniciativas que impulsionem o turismo e o desenvolvimento econômico local sustentável.

“Um dos maiores desafios do Geoparque Uberaba é criar o sentimento de pertencimento pela nossa comunidade. O projeto ‘Uberaba do Futuro’ ajuda a direcionar o nosso trabalho, a enxergar a identidade local e promover o sentimento de propriedade pelo território”, explica a presidente da Associação Geoparque, Paula Cusinato.

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo

Vanessa Braga (Stark)

(34) 99903 8603

[email protected]

  • Geoparque
  • sebrae minas
  • Uberaba