Esculturas de cerâmica e madeira, almofadas e quadros bordados, mantas produzidas em teares manuais e luminárias sustentáveis produzidas por artesãos mineiros serão atrações entre 15 e 19 de novembro no Salão de Artesanato de Brasília, que acontecerá na arena de eventos do Pátio Brasil Shopping, na capital federal.
O Sebrae Minas contará com um espaço físico de 50 m² para que os seis grupos de artesãos atendidos possam divulgar suas obras para admiradores da arte. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico por meio da diretoria de Artesanato.
Durante o evento, os artesãos mineiros terão oportunidade de promover a origem e a identidade de seus produtos, estreitar a conexão com outros lojistas e consumidores, contribuir para a geração de renda e ampliar a exposição da sua marca no mercado.
“Este evento é um dos mais importantes do Brasil no artesanato, sobretudo em um período que se aproxima das festas natalinas, quando as obras ganham destaque e maior valorização. É uma oportunidade para estimular de volume de negócios para os artesãos atendidos. Os mineiros poderão ativar a troca de experiências, o olhar para tendências, reconhecendo boas práticas no mercado”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O Sebrae Minas oferece aos artesãos diversas capacitações para a melhoria da gestão de seus negócios, estratégias de promoção e vendas, análise de mercado, organização financeira e design, focando sempre na mineiridade com a valorização da origem dos territórios e a geração de negócios.
Uma das representantes de Minas Gerais é Lia Andrade, de 61 anos, que integra a Associação Grãomogolense dos Artesãos. Ela já participou de eventos em Belo Horizonte, São Paulo e Olinda e trabalha na fabricação de almofadas, quadros bordados e sousplat há pelo menos 16 anos. A associação, atualmente, reúne trabalho de cerca de 30 pessoas de Grão Mogol e região. “Sempre tivemos apoio do Sebrae Minas nos projetos e na participação de feiras. A expectativa é sempre positiva, pois recebemos lojistas dos mais variados locais que querem conhecer nosso artesanato. Nosso interesse é que sempre possamos ampliar cada vez essas conexões e gere mais faturamento para nossos artesãos”, espera Lia.
Diversidade e tradição
Promovido pela Rome Eventos, o Salão do Artesanato acontece em Brasília desde 2008, com 13 edições realizadas na capital federal e outras duas em São Paulo. O evento conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae, Correios e Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e irá além da exposição e oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, diversidade e tradição, proporcionando uma programação extensa a expositores e visitantes, com apresentações culturais, oficinas e rodadas de negócios. A edição de 2023 reforça o compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a sustentabilidade.
A organização do evento prevê negócios da ordem de, aproximadamente, R$4 milhões, entre vendas no local e transações futuras, dando vazão à produção artesanal nacional. O 16º Salão do Artesanato estima a circulação de cerca de 60 mil pessoas durante a feira. Ao todo, o evento contará com a participação de cerca de 1 mil profissionais de todo o país.
O Espaço Galeria dos Estados será um dos destaques da mostra e exibirá artesanatos de todos os estados brasileiros, selecionadas entre os expositores e com sistema de rodízio diário. As obras escolhidas para este ambiente têm forte cunho cultural, permitindo a identificação de características marcantes de cada peça e um apuramento da visão e conhecimento do apreciador sobre a origem de cada artesanato.
-
SERVIÇO
16º Salão do Artesanato
Local: Shopping Pátio Brasil
Data: De 16 a 19 de novembro
Horário: Das 10h às 22h
Entrada franca
Informações: www.salaodoartesanato.com.br
-
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9278 / 9271 / 9275
-