Lideranças do poder público e privado, representantes de instituições de ensino, do Terceiro Setor, e de cooperativas de crédito estiveram reunidos durante o 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico dos Territórios Empreendedores, em Divinópolis. O evento foi realizado pelo Sebrae Minas e Agência Novo Oeste, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, para discutir ações com foco no impulsionamento do Centro-Oeste mineiro.
Na terça-feira (31/10), diversas autoridades participaram da abertura do evento, dentre eles: o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel, que apresentou alguns dos trabalhos já realizados pelo grupo, que atualmente reúne 18 municípios. Ele compartilhou as ações relacionadas à implementação dos consórcios de licenciamento ambiental e inspeção sanitária, bem como as missões técnicas, que têm o objetivo de proporcionar aos participantes o melhor entendimento desses temas. E também destacou os esforços junto aos órgãos públicos para a duplicação de um trecho da BR 494, além das parcerias que levaram à instituição de uma sede para a Agência. O presidente revelou, ainda, planos para a implantação de gasoduto na região. Acompanhe outras ações do Novo Oeste por meio da Agência Sebrae de Notícias.
Durante o seminário, foi assinado um pacto de inovação abrangendo compromissos de instituições públicas, privadas e Terceiro Setor para fortalecer, impulsionar e mobilizar a inovação em Divinópolis. Por meio de ações estratégicas e da relação entre empresas, instituições e pessoas em atividades conjuntas, o grupo pretende impulsionar o desenvolvimento sustentável e inovador, a melhoria da qualidade de vida e o crescimento socioeconômico da região.
A programação do primeiro dia de evento também incluiu palestras. A primeira delas foi comandada pelo ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, que abordou “O futuro do desenvolvimento econômico dos territórios”. Ele citou a importância de um propósito coletivo, que deve ser criado a partir de uma visão conjunta. O ex-ministro também apontou a necessidade de não se prender em planejamentos rasos, e construir uma agenda de entregas efetivas que mobilizem a região.
O evento seguiu com a participação do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Bruno Araújo, que apresentou projetos do Estado que podem dar apoio às iniciativas voltadas para o desenvolvimento do território. O superintendente de Melhoria de Ambiente de Negócios de Minas Gerais, Tenente Melo, também esteve no evento abordando “a Lei de Liberdade Econômica (LLE) como instrumento do desenvolvimento”. Melo falou sobre o papel do estado nessa temática, apontando três pontos importantes: a aplicação correta da LLE; processos de desburocratização e apoio aos municípios. Ele ainda apresentou dados sobre a situação de Minas Gerais, com 391 cidades que já possuem regulamentação própria de liberdade econômica, e 701 atividades classificadas como de baixo risco – negócios que não precisam de autorização do poder público para funcionamento, o que incentiva a abertura de novas empresas.
Cases inspiradores
O ex-prefeito de Maringá e ex-secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, Silvio Barros, apresentou a palestra “Os desafios das cidades do futuro”, abordando temas como inteligência artificial, robótica e novos postos de trabalho. Ele também reforçou a importância das instituições públicas e privadas no processo de evolução, e como preparar a população e adequar a governança para mudanças iminentes. A agenda do dia 31 foi encerrada com um painel comandado pelo diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, que conduziu uma conversa com os palestrantes sobre os temas apresentados ao longo do dia.
Questionado sobre a importância de se realizar eventos como o seminário, Cabido explicou que, dentre seus objetivos, o Sebrae atua na melhoria do ambiente de negócios, trabalhando junto com os municípios para que eles tenham condições de propiciar aos seus empreendedores facilidades para abrir uma empresa, atraindo mais investimentos para a região, e aumentando a geração de emprego e renda.
“Quando analisamos o Centro-Oeste, que tem sido uma das principais regiões com maiores índices de desenvolvimento do estado, e observamos a realização de um evento como esse seminário, é uma oportunidade quase única. São momentos em que sentamos para ver o que está sendo discutido, as propostas e os resultados. É muito importante focarmos no que realmente interessa para os empreendedores, que é pensar nos seus negócios sem se preocupar com burocracia”, destacou.
Resultados do Programa LIDER
Já no dia 1º de novembro, os participantes conheceram outras agências de desenvolvimento que, assim como o grupo Novo Oeste, surgiram a partir da implantação do Programa LIDER, do Sebrae. O primeiro deles foi o ‘Aliança Minas da Mantiqueira’: representando 25 municípios e com um total aproximado de 285 mil habitantes, o grupo ainda está em processo de estruturação do programa, mas já conta com o apoio de instituições dos setores públicos, privados e Terceiro Setor.
Em seguida, membros do ‘Montanhas do Sudoeste’ também contaram sua história. Atualmente, o grupo conta com 13 municípios e atua em dois eixos: agronegócio e educação. Outra agência participante foi a ADR Conexão Sudoeste, com 17 municípios e ações com foco nas áreas da educação empreendedora, turismo regional, agricultura e produção de alimentos.
Uma mesa redonda com representantes de grupos participantes do programa LIDER e Territórios Empreendedores do Centro-Oeste de Minas Gerais, de Pernambuco e Goiás, marcou o encerramento do seminário.
O evento faz parte do programa Territórios Empreendedores do Sebrae, que tem o objetivo de compartilhar conhecimento e facilitar a implementação de iniciativas de promoção de desenvolvimento sustentável, principalmente, para os pequenos negócios. No Centro-Oeste, o programa dá continuidade ao LIDER, que já foi trabalhado na região e que, inclusive, foi o precursor para o desenvolvimento da Agência Novo Oeste. Saiba mais sobre esse trabalho na Agência Sebrae de Notícias.
O 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico dos Territórios Empreendedores tem a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), Sicoob Centro União, Sicoob Copermec, Sicoob União Centro-Oeste e Sicredi.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Ana Gabriella Santos – (37) 99146-0040
[email protected]
Flávia Ferraz – (31) 98661-1272