Treze lojistas de várias regiões do país irão conhecer, na próxima semana, entre os dias 14 e 19 de agosto, o artesanato e a cultura do Vale do Jequitinhonha. A Trip to Origin, ou viagem para a origem, é uma ação promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, para valorizar a identidade e origem do artesanato da região, estimulando as vendas e novas oportunidades de negócios.
A expedição terá início em Belo Horizonte, passando Diamantina, Turmalina, Campo Alegre e Campo Buriti (distritos de Turmalina), Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Araçuaí, Santana de Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), até chegar a Teófilo Otoni. Serão cerca de 1.300km de rota, em que os lojistas irão conhecer de perto as tradicionais peças em cerâmica e bonecas do Vale do Jequitinhonha, tecelagem, bordados, além dos produtos típicos feitos com capim dourado, fibra e madeira.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que “a realização da Trip to Origin para as Rotas de Artesanato do Vale do Jequitinhonha visa mostrar o modo de produção, a origem do artesanato e as condições locais, aproximando os compradores da história e da cultura e permitindo uma experiência pessoal única. É uma grande oportunidade de conhecer o artesanato em sua essência.”
Nesta expedição, estão confirmados lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiás, Florianópolis, Porto Alegre e Maceió. “Em edições anteriores, a trip já gerou números muito expressivos em negócios para os artesãos mineiros, e nesta edição, a expectativa é ampliar ainda mais as vendas, dando destaque e visibilidade aos produtos artesanais nas vitrines de todo o Brasil”, destaca o presidente.
Artesanato no Vale do Jequitinhonha
“Vale do Jequitinhonha” foi a primeira ‘marca território’ criada para o artesanato em Minas Gerais, lançada em 2019 pelo Conselho das Artesãs do Jequitinhonha em parceria com o Sebrae Minas. A iniciativa faz parte da estratégia para posicionar a região, divulgar sua identidade e origem do território como diferencial competitivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços.
Além disso, o Sebrae Minas atua em iniciativas de apoio ao acesso a mercados do artesanato regional, dando mais visibilidade e divulgação aos artesãos do Vale do Jequitinhonha, em grandes eventos do setor. Até o dia 8 de outubro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o público pode conhecer de perto o trabalho dos artesãos na exposição “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o Sebrae Minas. No evento, estão sendo expostas as obras e peças produzidas pelos artesãos da região do Vale, além de um espetáculo de dança inspirado na cultura e tradições locais.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275