Em continuidade aos trabalhos iniciados em 2022, o Sebrae Minas e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), em parceria com o Sicoob Divicred e Divishop, apresentam, no dia 2 de agosto, o projeto de reposicionamento estratégico do polo de confecção de Divinópolis. O evento será realizado no Centro Administrativo da Sicoob, e terá a participação de representantes das indústrias e empresários do setor.
A iniciativa tem o intuito de mudar o rumo da confecção divinopolitana, ampliando sua participação no mercado nacional a partir do engajamento das indústrias do segmento, com estratégias de curto e médio prazos para aumentar a competitividade dos pequenos negócios.
Segundo o analista do Sebrae Minas Denis Magela, a apresentação formal do projeto representa a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido, direcionando, de forma clara e embasada, os próximos passos para se alcançar a reestruturação da indústria de confecção.
“Além do impacto no setor, os empreendedores serão recompensados tanto pelo conhecimento adquirido quanto por serem pioneiros e, em consequência, consolidarem uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes”, explica Denis.
Missão técnica
O projeto de reposicionamento prevê, ainda, a organização de uma missão técnica que vai levar empresários para conhecer o polo de confecção de São Paulo. Além disso, também serão realizados atendimentos individuais em algumas empresas do segmento, para auxiliá-las no processo de expansão de atividades.
O presidente do Sinvesd, Mauro Célio de Melo Junior, tem boas expectativas quanto à adesão dos confeccionistas divinopolitanos. “O projeto terá grande impacto na região e servirá de guia, nos próximos anos, para as estratégias comerciais a serem tomadas, impactando, também, no relacionamento com os clientes”, afirma.
Estudo estratégico
O projeto teve início entre julho e outubro de 2022, quando foi realizado um estudo em Divinópolis que identificou informações estratégicas para o setor, como percentual de mercado, volume de peças produzidas na região, número de negócios gerados com a confecção, além de oportunidades e desafios para a área. Os dados foram analisados e convertidos em um diagnóstico, que foi apresentado para empresários em novembro passado. Desde então, os participantes vêm se reunindo a fim de discutir as possibilidades e determinar as ações que devem ser priorizadas, o que levou à consolidação do projeto.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Ana Gabriella Santos – (37) 99146-0040