Cerca de 130 microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) do mercado de alimentação fora do lar tiveram a oportunidade de entrar em contato com grandes empresas ofertantes de insumos e maquinários durante a Rodada de Negócios, realizada em Belo Horizonte, na última semana (26 e 27/6), durante o Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios. O evento possibilitou negociar preços mais acessíveis, conhecer novidades do mercado, ampliar a carteira de fornecedores e fazer networking.
Nos dois dias de atividades, a Rodada gerou cerca de R$ 3,8 milhões em estimativa de negócios. O evento reuniu 25 empresas ofertantes (vendedores) e 130 compradores (negócios de alimentação).
Durante o Prepara Gastronomia, mais de 450 estabelecimentos dos segmentos de alimentação e panificação de Belo Horizonte e Região Metropolitana receberam orientações sobre tendências e novidades do setor. Foram cerca de 30 atividades, entre palestras, consultorias de gestão e marketing digital, conteúdos on-line, oficinas práticas, aulas-show e empório. Confeitarias, bares e restaurantes representaram a maior parte do público este ano. Os participantes ainda puderam realizar consultorias de gestão e reputação digital, avaliação em tempo real com um raio-x do negócio, relatório personalizado e sugestões de melhoria.
Para o analista do Sebrae Minas Renato Lana, a adesão atendeu às expectativas. “Houve uma grande presença de público, que se dividiu entre as diversas atividades. Alguns destaques foram as aulas-show dos segmentos de panificação, confeitaria, bares e restaurantes, além da Rodada, que precisou contar com agendamento extra. Ficamos bem felizes com os resultados”, comemora.
Parceria
A microempreendedora Nayara Almeida ficou satisfeita em participar dos encontros. Dona da empresa familiar Hot Dogs da Nay, em Lagoa Santa, ela não havia se programado para participar da Rodada, mas foi convencida ao ver a grande movimentação nas agendas dos encontros. A empresa está prestes a completar um ano e a meta é tornar o negócio itinerante, com toda a família vendendo lanches pelo Brasil a bordo de um motorhome. “A Rodada de Negócios foi uma surpresa! Nunca havia participado e, provavelmente, devo fechar parceria com uma empresa de embalagens que atende ao tamanho especial do meu cachorro-quente, pois ele não cabe nas embalagens tradicionais”, explica Nayara.
As empresas familiares marcaram presença na Rodada, como a Monge Embalagens, fundada há cerca de 30 anos, com a qual Nayara Almeida negociou. A empresa é dirigida pela empresária Renata Lage, que assumiu o negócio iniciado pelo pai dentro da estrutura da Ceasa, em Contagem, e ampliou o portfólio para limpeza, higiene pessoal e descartáveis. “Essa foi a nossa primeira participação na rodada, e a experiência surpreendeu positivamente. Houve um grande potencial de vendas em todas as conversas”, comemora.
Inovação e eficiência operacional
O surgimento de novos padrões de consumo de alimentos transforma e impulsiona o mercado, por isso, empreendedores do setor têm buscado ferramentas inovadoras para alavancar os negócios. É o caso de Juliana Caldeira, do restaurante Cia do Aipim, de Belo Horizonte, focado na gastronomia nordestina e mineira.
A empresária participou do Prepara Gastronomia à procura de empresas que pudessem alavancar o seu negócio a partir de inovações tecnológicas e ferramentas para melhorar o relacionamento com o cliente. “Acabei fechando com o Sebraetec, consultoria que vai ajudar a fazer pequenas alterações no posicionamento do meu negócio, com foco na personalização e inovação”. A Cia do Aipim começou a funcionar dentro da casa da mãe de Juliana, há 43 anos, e conta hoje com cinco colaboradores e quatro frentes de atendimento: restaurante físico, delivery, atendimento em feiras – Santa Tereza e Hippie – e eventos comerciais e particulares.
Agroecologia
O analista do Sebrae Minas Renato Lana reforça que, nesta edição, foi retomado o Prepara Pan, um Programa de Panificação com capacitações em gestão, posicionamento de marca e marketing digital. Lana destaca, também, a participação de Isabel Coelho, chef do restaurante Clandestino, em São Paulo, que falou sobre as experiências com cardápio desenvolvido a partir de biomas brasileiros. “Por conhecer bem os produtos e insumos nativos, como castanhas, mel e plantas não convencionais (PANCs), a Isabel mostrou a importância de se valorizar insumos agroecológicos, sem agrotóxicos, que ajudam a preservar as matas”, ressalta.
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