A Região da Canastra celebrou nesta terça-feira (27/6), em Piumhi, o lançamento da marca território do café. Autoridades políticas e empresariais, produtores e lideranças regionais compareceram ao evento de apresentação da nova identidade visual, fruto da parceria entre a Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra) e o Sebrae Minas. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a origem produtora dos cafés da região e o trabalho dos produtores.
Cerca de 350 convidados estiveram presentes no lançamento da marcar território Café da Canastra, entre eles, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o diretor-técnico Douglas Cabido, o deputado federal Emidinho Madeira, o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz, e o presidente da Acanastra, José Carlos Bacili. O evento também teve a participação dos baristas Daniel Vaz e Emerson Nascimento, campeão e segundo lugar, respectivamente, da última edição da Copa Barista.
A Canastra se tornou a sétima região em todo o estado beneficiada com o trabalho do Sebrae Minas em relação ao desenvolvimento local em torno da cafeicultura. Outras regiões contempladas são: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Chapada de Minas e a Região Vulcânica – sendo as três primeiras citadas já com a Indicação Geográfica (IG).
“A criação da marca território é um marco na valorização do trabalho dos produtores locais. Os cafés da região da Canastra vêm ganhando espaço nos últimos anos, graças à união de todos os envolvidos em torno de objetivos comuns para garantir ao mercado um produto único e diferenciado”, ressaltou Marcelo de Souza e Silva.
José Carlos Bacili destacou a responsabilidade das ações para a valorização do produto: “Agora, começa um trabalho árduo e difícil, e, por isso, precisamos do apoio de todos os produtores para que nossos cafés cheguem a um patamar diferenciado. Nossa região é rica em recursos naturais e está evoluindo no plantio, no cultivo e no manejo do café. Com o apoio da Embrapa, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e do Sebrae Minas, tenho absoluta certeza que nossos cafés podem se tornar ainda mais conhecidos em todo o mundo”, comemorou.
Em seu discurso, o prefeito Paulo César Vaz enalteceu o esforço dos produtores no desenvolvimento da cafeicultura na região. “O café contribui significativamente para a economia e o desenvolvimento da Canastra, graças ao trabalho incansável dos cafeicultores que acompanham diariamente a evolução de suas plantações e estão sempre em busca de soluções para a melhoria do produto”, afirma.
Após o lançamento, a marca território do Café da Canastra será inserida gradativamente nas embalagens de produtos e nos materiais de divulgação em toda a região, o que elevará o potencial de atuação dos cafeicultores locais no mercado nacional e internacional. Atualmente, a região é formada por 10 municípios que se especializaram na produção sustentável de cafés artesanais: Bambuí, Capitólio, Delfinópolis, Doresópolis, Medeiros, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.
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Assessoria do Sebrae Minas
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