Artesanato em cerâmica, peças decorativas e utilitários domésticos feitos em madeira e fibras vegetais, bordados, tecelagem e joias artesanais produzidos por artesãos mineiros serão comercializados durante a 23ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Considerada um dos maiores eventos do segmento, a feira – realizada de 5 a 16 de julho, na cidade de Olinda, em Pernambuco -, terá dois estandes montados pelo Sebrae Minas com o objetivo de impulsionar as vendas e promover o artesanato mineiro.
Os dois estandes foram cuidadosamente planejados para destacar a diversidade e beleza das peças únicas e autênticas feitas no estado. Um desses espaços, com 99 m², vai expor produtos de mais de 400 artesãos – capacitados pelo Sebrae Minas ou vencedores da última edição do Prêmio TOP 100 de Artesanato – de 13 unidades produtivas das cidades de: Divinópolis, Mariana, Prados, Ouro Preto, Muzambinho, Pirapora, Belo Horizonte, Nova Lima, Antônio Dias e Serro.
“Nosso objetivo é preparar os artesãos e dar oportunidades para que, em eventos como este, possam mostrar seu talento e se conectar com potenciais compradores e parceiros comerciais, estimulando as vendas e a geração de renda para diversas famílias mineiras”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Já no outro espaço do Sebrae Minas de 27 m², os destaques são as tradicionais bonecas em cerâmica, moringas, filtros de barro e uma variedade de produtos decorativos feitos pelos artesãos da marca coletiva Vale do Jequitinhonha, das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).
Os artesãos do Vale do Jequitinhonha participam do projeto do Sebrae Minas, que valoriza a origem e identidade dos artesãos da região, aumentando sua visibilidade e reconhecimento no mercado.
“O Vale do Jequitinhonha é conhecido pela riqueza e autenticidade de suas produções artesanais, que envolvem técnicas tradicionais transmitidas ao longo de gerações. Por meio de ações de acesso à mercado, queremos estimular não apenas as oportunidades de negócios, mas também a valorização da cultura, tradições e das raízes do artesanato local, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável da região”, justifica Marcelo Silva.
A iniciativa do Sebrae Minas é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.
O evento
A Fenearte já se consolidou no calendário de eventos do artesanato do país, se tornando uma verdadeira vitrine da diversidade, riqueza e originalidade da produção artesanal brasileira. Além disso, oferece uma variada programação cultural, com apresentações musicais, danças típicas e exposições que enriquecem a experiência dos visitantes. Para mais informações sobre o evento acesse o site www.fenearte.pe.gov.br.
-
23ª Fenearte
De 5 a 16 de julho
Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho
Olinda/PE
Informações: www.fenearte.pe.gov.br
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271 / 9278
-