Nos dias 19 e 20 de junho, Teófilo Otoni sediou o segundo ‘Encontro Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae’. Durante o evento, cerca de 60 agentes, de 40 municípios, compartilharam experiências e receberam orientações para ampliar e melhorar os serviços oferecidos nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados mais de 14 mil atendimentos a cerca de 5,8 mil empresas da região, com o objetivo de desburocratizar o processo de abertura e facilitar o acesso dos empreendedores a informações. Em 2022, foram realizados mais de 20 mil atendimentos para 8 mil empresas da região. A Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae amplia o acesso de empreendedores a serviços de orientação empresarial, além de oferecer apoio na gestão dos pequenos negócios. A iniciativa reúne instituições parceiras, que recebem capacitação e suporte do Sebrae para oferecer a seus clientes e associados soluções desenvolvidas pela instituição.
O gerente do Sebrae Minas na regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Nunes, afirma que o encontro é uma oportunidade de desenvolvimento profissional para todos os participantes. “Apresentamos cases, painéis e palestras que provocaram discussões para a busca de soluções e a melhoria dos atendimentos nas Salas Mineiras do Empreendedor. Com as boas práticas apresentadas, cada agente pode analisar o seu contexto, ver a aplicabilidade, e realizar uma entrega melhor no seu município”, reforça.
A agente de atendimento Lidiane Gomes, da cidade de Turmalina, afirma que “participar do encontro é muito importante pelo compartilhamento de vivências em cada Sala. É um momento para entendermos como cada um enfrenta as dificuldades e aproveita as oportunidades”, comenta.
O painel “Educação Empreendedora, Cooperativismo e Desburocratização” foi destaque no primeiro dia do encontro. O analista do Sebrae em Teófilo Otoni, Jeferson Batalha, mediou a discussão, e reforçou que o objetivo foi inspirar os agentes sobre as possibilidades de atuação nos territórios. Para isso, foram utilizados três casos de sucesso: Educação Empreendedora, apresentado por Valdinéia Araújo, diretora da Escola Municipal Geraldo Leão, da comunidade de Maravilha, na zona rural de Teófilo Otoni; Cooperativismo, com o presidente do Sicoob Credivale, Francisco Costa Junior; e Gestão pública no processo de desenvolvimento econômico, com a secretária de Administração e Planejamento de Malacacheta, Pâmela Eduarda.
Atuação estratégica
O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, participou do evento e fez palestra sobre “Ferramentas de Atração de Investimentos e a Lei de Liberdade Econômica”. A Lei Federal Nº 13.874 entrou em vigor em setembro de 2019, para instituir uma série de garantias e reduzir a burocracia na abertura de empresas, sobretudo pequenos negócios. “O Sebrae, como agente promotor do desenvolvimento econômico, tem a missão de facilitar e impulsionar a criação de novos negócios. Nesse contexto, temos que olhar para essa legislação como um grande instrumento aliado, que vai facilitar a atuação do poder público para garantir o empreendedorismo. Atuamos junto às prefeituras para apoiar a implementação e regulamentação dessa Lei que facilita os processos”, destaca.
Assessoria de Imprensa I Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]