ASN MG Atualização
Compartilhe

Produtores da agroindústria apoiados pelo Origem Minas ampliam mercado em festival em BH

Desde 2012, iniciativa do Sebrae Minas auxilia pequenos produtores do estado
Por Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Mais de 300 produtores mineiros de queijo, mel, cachaça, doces e geleias já foram beneficiados pelo projeto Origem Minas. Criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg Senar, a iniciativa tem como objetivo fomentar a competitividade dos pequenos negócios da agroindústria do estado por meio de capacitações, apoio no acesso aos mercados e regularização da atividade.

Vários produtores tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos durante a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, realizado de 8 a 10 de junho, no Expominas. Nos três dias do evento, o público pôde saborear variados tipos de geleia, biscoitos, cachaça e doces apoiados pelo Origem Minas. Para os empresários, a oportunidade é excelente para apresentar seus produtos e atrair novos clientes.

Roger Dias

Glenda Fernandes, de Formiga, foi uma das expositoras do “Espaço Origem Minas” montado durante o festival. Sócia da empresa “Do Rancho”, ela participa do projeto do Sebrae Minas desde o ano passado e já comemora os resultados com a produção e venda de geleias e antepastos. “Começamos a produzir três sabores de geleias, e hoje estamos com 14 sabores. Eventos como o Festival do Queijo é uma oportunidade para termos contato com um público mais direcionado como donos de empórios e lojistas, além dos apreciadores da boa gastronomia”, afirma.

Roger Dias

Maria José Freitas, conhecida como Mazé, trouxe diretamente de Carmópolis de Minas frutas cristalizadas para se tornar um dos “queridinhos” do público no “Espaço Origem Minas”. Ela iniciou seu negócio em 1999, produzindo doce de leite e amendoim e, posteriormente, investiu na fabricação de doces artesanais de frutas. “Com o apoio do Sebrae Minas, participei do Empretec e de outros cursos, e a partir daí tive outra visão do meu negócio. Passei a produzir frutas cristalizadas. A empresa cresceu. Busquei novos clientes por todo o país e, ao mesmo tempo, investi na venda pelas redes sociais. Participar de grandes eventos abre novas portas para que mais pessoas pudessem conhecer nosso produto e nossa marca”, explica.

Roger Dias

Para a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini, o Festival do Queijo Artesanal de Minas foi estratégico para estabelecer novas conexões entre produtores e compradores. Ela ainda destaca a importância do projeto para a expansão de pequenos negócios da agroindústria mineira. “Essas empresas foram capacitadas e receberam apoio para expor e vender seus produtos em diversos eventos, proporcionando a ampliação de sua carteira de clientes e a geração de parcerias e novos negócios”, ressalta.

Para participar do Origem Minas e saber mais sobre o projeto, acesse o site www.origemminas.com.br.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Roger Dias – (31) 3379-9278 / 9271 / 9275

  • Artesanato
  • festival
  • mineridade
  • Origem Minas
  • sebrae minas