Produtores dos 22 municípios que compõem a Chapada de Minas, na região Nordeste do estado, já podem se inscrever para a segunda edição do Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas, que reconhece e atesta a qualidade dos cafés produzidos na região, valorizando a origem dos grãos e dando visibilidade àqueles que contribuem para o desenvolvimento da cafeicultura no território.
A premiação é uma iniciativa do Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM), em parceria com o Sebrae Minas. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 1º de setembro, no ICCM, desde que sejam associados e credenciados no Instituto. O participante deve entregar 1kg de amostra do café, que será avaliada a partir da metodologia de análise sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), que considera dez atributos: aroma; sabor; retrogosto; acidez; corpo; uniformidade; ausência de defeitos; doçura mínima; balanço e conceito final.
Os cafés serão avaliados em duas categorias: Café Natural – sistema pelo qual o café, recém-colhido, pode passar por um processo de lavagem, ou não, tendo sua secagem totalmente finalizada com casca e pergaminho; ou Café Cereja Descascado – lavado com a separação dos frutos verdes enquanto os frutos maduros boiam, passando então por descascador e seguindo posteriormente para a secagem.
Os produtores finalistas serão conhecidos no dia 10 de outubro, e a premiação dos campeões será durante a 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) que ocorrerá de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte. A Feira é reconhecida mundialmente por promover o encontro entre profissionais para gerar oportunidades no setor cafeeiro brasileiro, oportunizar negócios e conhecimentos.
Apoio técnico e gerencial
A Chapada de Minas é delineada pelos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, e conta com cerca de 5,8 mil produtores de café, que produzem uma média de 600 mil sacas por ano. Além dos investimentos nas propriedades, o apoio técnico do Sebrae Minas, por meio do programa Educampo colabora para que a região esteja despontando como importante segmento do café no Brasil.
O Educampo estimula a inteligência essencial no desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio. “Há mais de dez anos, as consultorias e o acompanhamento dos cafeicultores permitem o acesso a informações, tecnologias para favorecer o aumento da produção, além de estimular a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais. Em 2019, por exemplo, desenvolvemos uma estratégia territorial para posicionar a região como produtora de cafés de alta qualidade com identidade e origem”, destaca o analista do Sebrae Minas Julian Rodrigues.
Prêmio de Qualidade da Chapada de Minas
Cronograma
Entrega amostras: até 01/09 10/09
Definição pelo ICCM e divulgação dos produtores 20/09
Entrega no ICCM das 40 amostras da categoria NATURAL e as 20 amostras da categoria Cereja Descascado 10/10
Divulgação Produtores Finalistas pela Comissão Organizadora 20/10
Entrega dos lotes Finalistas 27/10
Envio dos 30 lotes Finalistas 31/10
Codificação no armazém das amostras Finalistas 08/11
Torra com mestre de torra para definição dos Campeões 09/11
Concurso e Premiação dos Produtores Campeões
Mais informações: Instituto do Café da Chapada de Minas (ICCM)
Rua Rio Branco, nº 1.200 sala 106, bairro Planalto, Capelinha
(33) 99990–1007
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Catherina Dias – (33) 9 9190-0011 [email protected]