Durante a 4ª edição da Festa do Azeite Novo – evento que marca o fim da colheita da azeitona e os 15 anos da primeira extração do tipo extra virgem do azeite em Maria da Fé, no Sul do estado -, o Sebrae Minas promove palestras gratuitas direcionadas para produtores da olivicultura. As atividades serão oferecidas de 7 a 9 de abril, no Centro Cultural da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário.
Na programação das palestras promovidas pelo Sebrae Minas durante o evento, estão temas sobre a produção, características e a escolha do azeite de oliva. Os participantes também vão saber sobre as premiações e análises que qualificam os azeites. O evento ainda terá mais de 20 atividades que incluem minicursos, workshops e shows.
A Festa do Azeite Novo é uma iniciativa da prefeitura, Sebrae Minas e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O objetivo do evento é impulsionar a olivicultura da região, promovendo e movimentando toda a cadeia produtiva, desde a agricultura à gastronomia. “Além do agronegócios, a iniciativa fomenta o turismo na região que vem crescendo a cada ano, valorizando a cultura e a culinária, além de gerar desenvolvimento econômico local”, afirma a analista do Sebrae Minas Andresa Silva.
Os azeites de oliva extra virgem produzidos na região da Serra da Mantiqueira têm se destacado pelo frescor e qualidade, com direito a prêmios em concursos internacionais. Atualmente, são cerca de 200 produtores com lavouras nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O período de colheita da azeitona já está no final, e a expectativa da safra 2023 é de 60 mil litros de azeite. O número é quase a metade do volume registrado no ano passado: 120 mil litros – recorde de produção da região.
História
De acordo com o pesquisador da Epamig Pedro Moura, o nome “Festa do Azeite Novo” faz referência ao fim da colheita das azeitonas, realizada nos meses de fevereiro e março, possibilitando a extração de um azeite novo. O especialista explica que, quanto mais novo o azeite, melhores serão o sabor e aroma. “E quanto antes ele for consumido, mais evidentes estarão as suas propriedades e será mais benéfico para a saúde, em comparação com os azeites importados, disponíveis nas gôndolas de supermercado”, argumenta.
A história do azeite de Maria da Fé e da região começou em 1935, quando as primeiras mudas de oliveira foram trazidas pela família de um imigrante português, convidado para administrar uma fazenda no município. A esposa e os filhos dele trouxeram na bagagem diversas mudas e sementes, entre elas, a oliveira. Apesar da chegada ter ocorrido há mais de 80 anos, a cultura passou a ser estudada apenas na década de 1970, depois da criação da Epamig.
Em 2008, foi realizada a primeira extração de azeite experimental. Na época, com uma produção de 40 litros, inviabilizou a comercialização. No entanto, o número de produtores aumentou e, hoje, são cerca de 90 marcas da região que possuem características como a acidez baixa e o terroir da Mantiqueira, localizada a 1.200 metros de altitude.
-
Confira a programação de palestras e cursos:
7 de abril
11h – Palestra: “Azeite de Oliva: tudo que você precisa saber na hora de escolher um bom azeite”, com Chania Chagas
14h – Palestra: “Os concursos de azeite e olivicultura, uma análise crítica”, com Maria Beatriz Dal Pont
15h30 – Palestra: “Se a oliveira tivesse um aroma, qual perfume seria? – Nuances de uma árvore de azeitona e ingrediente azeite”, com Gabriel Bertozzi
17h – Minicurso: “Azeite de oliva extravirgem: da elaboração às percepções do consumidor”, com Amanda Neris
8 de abril
11h – Palestra: “Os concursos de azeite e olivicultura, uma análise crítica”, com Maria Beatriz Dal Pont
14h – Palestra “O azeite como produto de identidade de Maria da Fé”, com Vani Fonseca Pedrosa
16h – Minicurso: “Azeite de oliva extravirgem: da elaboração às percepções do consumidor”, com Amanda Neris
19h – Palestra “Azeite de Oliva: tudo que você precisa saber na hora de escolher um bom azeite”, com Chania Chagas
-
-
SERVIÇO
Festa do Azeite Novo
Dias: 7, 8 e 9 de abril
Local: Centro Cultural de Maria da Fé – Praça Getúlio Vargas, 60, Centro
Inscrições: Formulário
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Juliana Campos – [email protected]
(35) 99204-0098
Coordenadora de Assessoria de Imprensa
Flávia Ferraz – (34) 99913-7999
-