ASN MG Atualização
Compartilhe

Programa Restaurar mostra situação da bacia do Ribeirão Borá, em Sacramento

Diagnóstico apresentado pelo Sebrae Minas identifica características e fragilidades hídricas da região
Por Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

No Dia Mundial da Água, comemorado na última quarta-feira (22/3), o Sebrae Minas apresentou um diagnóstico sobre a situação da bacia do Ribeirão Borá, em Sacramento, no Triângulo Mineiro. O estudo faz parte das ações do programa Restaurar, realizado em parceria com a Prefeitura de Sacramento e a empresa Scala, e tem o apoio das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Engie e Usina Hidrelétrica de Igarapava.

Durante seis meses, foram analisados 35 mil hectares da bacia do Ribeirão Borá, com o objetivo de identificar possíveis ameaças à escassez de água na região. Com essas informações será possível a criação de estratégias para monitorar e viabilizar recursos para recuperação de pastagens e áreas degradadas, beneficiando 708 propriedades rurais.

Entre os apontamentos do diagnóstico está a existência de uma diversificada produção agrícola na região, sobretudo no cultivo de grãos, como milho, soja e trigo. Além disso, o entorno do município de Sacramento se destaca na produção de carne suína e bovina. Há ainda um potencial turístico a ser explorado, porém, é essencial que haja a implementação de práticas sustentáveis e de conscientização dos turistas para desenvolvimento da atividade.

O estudo também mostrou que o fato de estar sendo utilizada apenas 30% da capacidade de água disponível dos mananciais da bacia do Ribeirão Borá não descarta o uso adequado dos recursos hídricos. “Mesmo sendo um resultado positivo, é extremamente importante e necessário o estabelecimento de parcerias para a criação de ações que assegurem a preservação do Ribeirão Borá e contribuam para o desenvolvimento da produção agrícola de forma sustentável na região”, explica a analista do Sebrae Minas Fabiana Vilela.

Ações de preservação

Ainda segundo dados coletados pelo diagnóstico, há a necessidade da criação e implementação de ações concretas de preservação ambiental, como delimitação de bolsões, cercamento de estradas e recuperação de áreas de proteção. Há também um alerta para o aumento do assoreamento dos mananciais na região, sobretudo, próximo às propriedades rurais localizadas na foz do Borá.

“Nossa intenção é continuar monitorando a oferta e a demanda da água, além de buscar novos investimentos para uma melhor utilização dos recursos naturais e para potencializar economicamente a região”, afirma o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Monica Cussi – (34) 99221 8280
[email protected]

  • Levantamento
  • Restaurar
  • Ribeirão Porá
  • Sacramento
  • sebrae minas