O programa ALI Educação Empreendedora, aplicado pelo Sebrae Minas nas cidades de Araguari, Indianópolis e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, terá o atendimento ampliado em 2023. O objetivo é levar conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para profissionais da educação e estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio, de 15 novas escolas da região.
No ano passado, sete instituições desses municípios já foram integradas ao programa. Segundo a Agente Local de Inovação, Anna Carolina Rocha, responsável por apoiar e acompanhar as instituições parceiras, “a iniciativa tem o propósito de capacitar profissionais da educação e estudantes para desenvolverem competências que despertem o potencial criativo, a predisposição para agir, além da percepção e exploração de oportunidades”.
Um dos projetos realizados foi o “Mão na Massa”, executado na Escola Estadual Raul Soares, em Araguari. Os estudantes fizeram o planejamento e a execução da estratégia de uma empresa de macarrão. Eles participaram de capacitações em marketing digital, manipulação de alimentos e planejamento financeiro. “O feedback dos estudantes foi bastante positivo. Embora tenham considerado um desafio, pois a maioria não conhecia na prática o empreendedorismo. A autoavaliação dos alunos demonstrou que ocorreu amplo aprendizado, com inspiração para projetos que vão além da escola”, relata a professora responsável pelo projeto, Evanice Urbano.
Já na Escola de Tupaciguara, os estudantes desenvolveram um projeto de criação da identidade visual da instituição. Na ocasião, foi realizada uma votação para a escolha da arte. Também foram promovidas reuniões de acompanhamento do projeto e apresentação do resultado final na Feira de Empreendedorismo, em novembro de 2022. Durante o trabalho, foram desenvolvidas competências empreendedoras como: pensamento ético, motivação e perseverança, valorização de ideias, planejamento e gestão de projetos e como lidar com riscos e incertezas. Uma das participantes, Layane Rodrigues Araújo, comentou: “projetos como este devem existir sempre, pois aprendemos muito. É uma verdadeira preparação para nossa vida pessoal e profissional”.
Os estudantes da Escola Estadual Nelson Oliveira, em Indianópolis, criaram startups para atender as necessidades da cidade. Entre os projetos estão: autoescola, exportadora de café, papelaria on-line, doceria e uma fábrica de chaveiros sustentáveis. Os melhores projetos foram reconhecidos com uma visita à fábrica da LD Celulose, em Araguari.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Monica Cussi – (34) 99221 8280
[email protected]