A plataforma de streaming Cardume Curtas estará presente na 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que vai ocorrer entre 16 e 26 de fevereiro. Em 2022, a empresa participou do programa Sebrae Aceleração Criativa (SACRI) – uma parceria entre o Sebrae Minas e o BDMG Cultural – voltado para o desenvolvimento de produtos e serviços com modelos de negócios inovadores de vários segmentos da economia criativa.
A Cardume será representada no festival pelo curta-metragem brasiliense “As miçangas” – com direção de Emanuel Lavor, que também assina o roteiro, e Rafaela Camelo -, concorrente ao Urso de Ouro, uma das maiores premiações do cinema internacional. A conclusão do projeto só foi possível depois que a própria plataforma abriu um edital de patrocínio e garantiu os recursos financeiros para custear a obra audiovisual.
Lançada em 2019, a Cardume Curtas foi um dos 25 projetos selecionados pelo SACRI para capacitações on-line, mentorias e palestras. A atuação do Sebrae Minas permitiu que os participantes recebessem orientação sobre gestão de projetos e negócios, comunicação e marketing digital para economia criativa, mercado criativo, captação de recursos e fontes de financiamento, entre outros.
“O SACRI é um programa de aceleração, apoiando o fortalecimento de pequenos empreendimentos da economia criativa e estimulando a geração de novos negócios para o setor. O objetivo é proporcionar o crescimento sustentável e economicamente viável dos negócios, além de estratégias direcionadas aos desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos e serviços culturais”, afirma a analista do Sebrae Minas Nayara Bernardes.
A partir da participação no programa, a plataforma de streaming da Cardume Curtas melhorou sua competitividade no mercado, ampliando o número de assinantes e a participação em editais que viabilizam a produção de curtas-metragens.
Além do SACRI, a Cardume Curtas participou de iniciativas do Sebrae Minas, como a MAX – um dos maiores eventos do audiovisual no país – e a Feira do Empreendedor. Um dos sócios da plataforma, Luiz Fábio Torres destacou a atuação da instituição no crescimento da empresa nos últimos anos. “Esse apoio nos ajudou a fazer novas parcerias, contatos e ampliar o alcance da nossa marca. Depois do SACRI, nos aproximamos de universidades, fizemos curadorias e participamos de júri de festivais, estimulando ainda mais nossa busca por novos projetos no audiovisual”, justifica.
Sobre o SACRI
Podem participar do programa Sebrae de Aceleração Criativa, micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e negócios que tenham ideias inovadoras e criativas. O programa atende projetos nas áreas de música, artes visuais, literatura, mercado editorial ao audiovisual, artesanato, entretenimento e cultura popular. Um novo edital para empresas interessadas em participar do programa será lançado ainda este ano.
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
Roger Dias – [email protected]
(31) 3379-9278 – (31) 99758-9476
-