Uma parceria entre o Sebrae Minas, a Prefeitura de Bom Despacho e o Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção no Centro-Oeste Mineiro (CISICOM), permite que os donos de pequenos negócios que comercializam produtos de origem animal tenham na embalagem o Selo de Inspeção Municipal (SIM).
A certificação, além de assegurar a qualidade sanitária e a procedência de itens como queijo, carne, ovos, mel e embutidos artesanais, permite comercializá-los em todos os 11 municípios participantes do consórcio – Abaeté, Araújos, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana e Santo Antônio do Monte.
A iniciativa vai ao encontro de um dos eixos de atuação do Sebrae Minas, que é o de apoiar ações para o desenvolvimento regional por meio de políticas públicas que beneficiam os empreendedores e a população. Dessa forma, a instituição colaborou para a implantação do Consórcio, bem como subsidiou a assessoria jurídica, necessária para obtenção do selo.
“Reconhecemos os esforços do CISICOM e da Prefeitura de Bom Despacho para a estruturação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O selo vai ajudar todos os municípios consorciados na fiscalização e certificação dos produtos, gerando crescimento econômico das indústrias registradas, e a segurança alimentar na mesa dos consumidores”, destaca a analista do Sebrae Minas Poliana Oliveira.
Primeiro registro
Na última quinta-feira (05/01), representantes do Sebrae Minas estiveram na queijaria e laticínio Grotadas, em Santo Antônio do Monte, para conhecer o trabalho do produtor rural Tomáz Aquino, que foi o primeiro da região Centro-Oeste a ter um produto certificado com o SIM pelo Consórcio. Após modificar geneticamente todo o rebanho – que vivem em regime de pasto – o produtor trabalha com o leite de qualidade superior – tipo A2A2 – considerado mais saudável e de melhor digestão. “Além de ter sido presenteado com o primeiro registro na produção de queijos e leite envasado, terei mais oportunidades para ampliar a comercialização de meus produtos nas cidades consorciadas”, ressalta.
Fornecedores em rede
O secretário executivo do CISICOM, Leanderson Rever de Araújo, destaca que o próximo passo é a transferência dos 40 estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção local para o Consórcio e o registro municipal. “Não queremos atuar somente como órgão fiscalizador. Nosso objetivo é orientar os produtores, oferecer treinamentos e capacitações”, reforça.
Ainda de acordo com Araújo, a conexão entre os comerciantes dos 11 municípios consorciados vai suprir demandas por itens que não são produzidos em determinadas cidades. “O município de Bom Despacho poderá ser abastecido com a produção de peixe da cidade de Morada Nova, por exemplo. Será criada uma rede de fornecedores. Além disso, eles poderão participar de licitações para atender a demanda das escolas municipais”, finaliza.
Os interessados em mais informações podem acessar o site www.cisicom.com.br.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Flávia Ferraz – (34) 99913-7999
[email protected]