ASN MG
Compartilhe

Influenciadores digitais visitam a região de Monte Verde, no Sul de Minas

Projeto Check-in Minas Itinerante, promovido pelo Sebrae Minas, divulga e promove destinos turísticos mineiros
Por Da redação
ASN MG
Compartilhe

Um grupo de cinco influenciadores digitais, acompanhados por suas famílias, participou do projeto Check-in Minas Itinerante, promovido pelo Sebrae Minas, para conhecer as montanhas da Serra da Mantiqueira localizadas na charmosa Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas. Realizado de 9 a 11 de dezembro, o tour é parte de uma iniciativa para divulgar e promover destinos turísticos mineiros, como forma de estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

A história de Monte Verde está relacionada à chegada de europeus à região a p6artir dos anos 1950. Localizado a pouco mais de 1.500 metros de altitude, o distrito se tornou conhecido pelas baixas temperaturas e pelo clima romântico, características que o fizeram ser eleito o sexto destino mais acolhedor do mundo, segundo a Traveller Review Awards 2022.

A viagem começou na sexta-feira (9), quando parte do grupo embarcou em um voo que saiu de Belo Horizonte com destino a São Paulo. De lá, eles viajaram por duas horas e meia até Monte Verde.

Na chegada, os visitantes se depararam com um vilarejo rodeado de bosques de araucárias, que dão ao distrito o apelido de “Suíça Mineira”. O visual exuberante, combinado à arquitetura europeia que caracteriza as construções locais, surpreendeu o grupo, segundo o relato do embaixador do roteiro, Guilherme Torres (@siteGuiTorres). “Monte Verde nos remete a outro país, começando pela vegetação do lugar, que é linda e surpreendente. Além disso, as construções também chamam a atenção”, escreveu o jornalista e influenciador belo-horizontino.

Além das belezas naturais, a iluminação de Natal é outro atrativo nesta época do ano. A decoração logo foi percebida por Clara, 7 anos, e Heitor, 5, filhos de Juliane Kessia (@julianekessia). “Quando chegamos, o distrito estava lindíssimo, todo iluminado, o que encantou a nós, adultos, mas, principalmente, as crianças”, lembra Juliane.

O roteiro começou com um café de boas-vindas e jantar no restaurante Alameda Suiça. A hospedagem foi no Hotel Fazenda Itapuá. No sábado, a programação foi mais intensa, com passeio pelo Parque Oschin, almoço no Hügel Bar e Gastronomia, e visita à Chocolateria Monte Verde. O dia se encerrou com a apresentação do “Despertar das luzes de Natal”, na avenida principal de Monte Verde e jantar no restaurante Confraria Paulistania.

A agenda de domingo teve início com uma oficina para as crianças e passeio pela trilha das corredeiras, que encerrou a viagem. Renata Lucena (@rafinhaeostrigemeos) viajou com o marido e os quatro filhos: Rafael, de 6 anos, e os trigêmeos Fernando, Laura e Beatriz, 4. “Não conhecíamos Monte Verde e gostamos bastante. O clima é agradável e a comida é maravilhosa. É um lugar ao qual voltaremos, com certeza”, afirma a influenciadora, que dá dicas de maternidade em sua página.

A opinião foi compartilhada por Clara Senra (@clarasenra), jornalista especializada em gastronomia, que conheceu o distrito ao lado do marido e da filha Helena, de 3 anos. “Foi bem melhor do que eu esperava. A culinária alemã nos deu oportunidade de ter uma experiência fantástica, sem sair de Minas”, diz.

A empresária Rebeca Wagner, proprietária do Bar e Gastronomia Hugel, contou que, no cardápio, elogiado pelos visitantes, havia o Eisbein – prato tradicional alemão feito de joelho de porco e especiarias. “Nossa expectativa é que ações como essa contribuam para que Monte Verde resgate o turismo familiar, que já foi forte aqui”, comenta.

A fotógrafa e influenciadora Maria Emília (@maria.dinat), que foi ao distrito mineiro junto com o marido e os filhos Joaquim, de 10 anos, Amelie, 8, e Iolanda, 5, é outra que pretende retornar. “Voltaria mais vezes. Minha sogra amaria a quantidade de flores do Parque Oschin e quero trazê-la. Deliciosa viagem”, completa.

Os visitantes também aproveitaram para dar sugestões para que os comerciantes consigam incrementar o turismo familiar no distrito.

Público diversificado

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Camanducaia e a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move). O analista do Sebrae Minas Anderson Faria observa que o projeto contribui para divulgar o distrito como destino para um público diversificado. “O Check In Minas Itinerante contribui para atrair novos turistas e, consequentemente, elevar o faturamento das pequenas empresas locais”, diz.]

Monte Verde é o segundo destino mineiro que participa das ações do Check-in Minas Itinerante. A primeira edição do projeto foi realizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A iniciativa integra um dos três projetos do Check-in Turismo, criado em 2021, para oferecer suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia do turismo no estado e promover o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações que conectam negócios e mercados.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Juliana Campos Silva – (35) 99204-0098
[email protected]

  • Check in Minas Itinerante
  • Monte Verde
  • turismo