Durante o V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, que ocorre nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, em Curitiba, no Paraná, serão apresentados o Queijo do Serro – produto reconhecido com Indicação Geográfica (IG) -, marca coletiva da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Serro, além da Marca Coletiva Vale do Jequitinhonha. Duas comitivas organizadas pelo Sebrae Minas com representantes das regiões de Chapada de Minas e Serro, no Vale do Jequitinhonha participam do evento.
A Indicação Geográfica é conferida a produtos característicos do seu local de origem e com grande notoriedade, como o Queijo do Serro. Desde 2003, o Sebrae atua na identificação de potenciais IG em todo o Brasil e, durante esse período, foram aplicados mais de 250 diagnósticos em todas as regiões.
Para dar visibilidade a esses produtos, a programação do Encontro contempla uma série de oficinas, feira e palestras, e a apresentação de 100 IGs brasileiras já registradas. O evento está sendo realizado no Memorial de Curitiba, com formato híbrido, e as atividades serão transmitidas em português, com tradução simultânea para o inglês, espanhol e francês.
“A expectativa é que as comitivas dos dois territórios possam ampliar os conhecimentos sobre IGs, estreitar relacionamentos com outras marcas e se mostrarem para o mundo das origens controladas. Queremos que essas regiões estejam muito bem preparadas para proteger seus produtos com origem reconhecida”, destacou o gerente do Sebrae Minas Rogério Nunes.
Queijo do Serro
Com aparência e sabor específicos, o tradicional Queijo do Serro é uma produção artesanal da região do município de Serro, no Vale do Jequitinhonha. Foi reconhecida e certificada no ano de 2011, com a Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A partir disso, o queijo se tornou um atrativo turístico, evidenciando o produto e valorizando a sua produção. A Associação dos Produtores Artesanais do Queijo do Serro (Apaqs) é responsável pela produção e registrou a marca para realizar a comercialização do queijo.
Marca Vale do Jequitinhonha
A criação da marca Vale do Jequitinhonha é uma ação do Sebrae Minas para valorizar a origem e a identidade do artesanato local, e estimular a geração de novos negócios. Seu design carrega a tradição da boneca de barro, que traduz a essência das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre, Cachoeira do Fanado e Santana do Araçuaí. Após a criação da Marca Coletiva, as artesãs da região puderam se posicionar estrategicamente, e expressar a sua identidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços.
Realização
O evento é realizado pelo Sebrae, INPI, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização Mundial da Propriedade Industrial (Ompi) e a Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig), e conta com o apoio do Ministério da Economia, Prefeitura de Curitiba e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Embaixada da França e o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (Ipieu).
Marcado pela riqueza e diversidade de seus produtos e serviços, o Brasil comemora nesta terça-feira, dia 6 de dezembro de 2022, o reconhecimento de sua 100ª Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro para o barreado do Litoral do Paraná foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), que divulga os atos oficiais do Instituto.
Serviço
V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
Data: 8 a 10 de dezembro Horário: 8h30 Local: Memorial de Curitiba
Informações e inscrições gratuitas: origensbrasileiras.com.br
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