ASN MG Atualização
Compartilhe

Começa a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.

Abertura do evento teve a participação de autoridades e cafeicultores de todo o país
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Foi realizada nesta quarta-feira (16/11), em Belo Horizonte, a cerimônia de abertura da Semana Internacional do Café (SIC). O evento reuniu cerca de 500 pessoas e diversas autoridades no auditório principal do Expominas. A SIC termina amanhã (18/11) e programação completa do evento pode ser conferida no site semanainternacionaldocafe.com.br.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo dando boas-vindas aos participantes e destacando a importância do evento para a cafeicultura e economia do estado. “A SIC é uma excelente oportunidade para profissionais e produtores se conectarem ao que existe de mais inovador no mercado de café, uma riqueza da nossa terra que é reconhecida internacionalmente. Hoje, nosso estado é o maior produtor de café do Brasil. No ano passado, a colheita de Minas Gerais foi equivalente a 46% da safra nacional, o que gerou renda e emprego para vários mineiros”, afirma o governador.

Durante pronunciamento, o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, chamou a atenção para as regiões produtoras de café e ressaltou a atuação do Sebrae Minas na cafeicultura. “Este evento também tem o propósito de oferecer oportunidades aos pequenos cafeicultores, no sentido de se conectarem com o mercado. Além disso, o Sebrae Minas tem trabalhado em conjunto com os cafeicultores para agregar mais valor às regiões mineiras produtoras de café. E por meio dessa parceria temos colhido bons frutos”, explica Cruz.

Minas Coffee Origins

Logo após a cerimônia de abertura da SIC, foi realizado o Minas Coffee Origins. A 4ª edição do encontro, promovida pelo Sebrae Minas, teve como tema “O movimento das Origens Controladas, novas oportunidades de mercado e o impacto coletivo na cafeicultura”. Durante o evento, foram discutidos assuntos ligados ao conceito da origem controlada e sua conexão com as tendências relacionadas ao futuro da cafeicultura.

O consultor Paulo Vischi participou da primeira palestra do Minas Coffee Origins, e falou sobre o futuro do setor, inovações e as tendências do mercado da cafeicultura. “Temos que ver o café com o olhar do consumidor. É preciso ficarmos atentos para os desafios de um futuro próximo, buscando cada vez mais diferenciação dos nossos produtos. E os cafés que possuem a origem controlada saem na frente neste contexto”, diz.

Em seguida, a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins, justificou a relevância do evento para o setor e da discussão sobre o tema. “O Minas Coffee Origins é voltado para aqueles que se interessam por ideias de vanguarda e soluções para melhorar o mercado do café. Entre essas ideias está a valorização da origem controlada, que caracteriza regiões produtoras de cafés demarcadas, organizadas, protegidas e regulamentadas dentro de um valor sustentável e com impacto coletivo”, justifica Lins.

-

Assessoria de Imprensa / Prefácio Comunicação

André di Bernardi – (31) 3379-9275 / 9271

[email protected]

  • café
  • origens controladas
  • SIC
  • SIC2022