Belo Horizonte recebeu a 5ª edição do ConheCER – Seminário Internacional de Educação Empreendedora. O evento, que acontece desde 2017, reuniu cerca de 800 educadores, gestores escolares, pesquisadores e estudiosos da área da educação. O encontro aconteceu na sede do Sebrae Minas, na quinta-feira (06/10) e na sexta-feira (07/10). Nesta edição, que aconteceu pela segunda vez na capital mineira, o tema foi “Os Sentidos da Educação Empreendedora”, com a proposta de trazer reflexões sobre os novos saberes e experiências de aprendizagem.
O seminário foi aberto, na quinta-feira, pelo diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. “É importante ressaltar a forte atuação do Sebrae Minas na área da educação empreendedora. Acreditamos que empreendedorismo é, acima de tudo, sinônimo de atitude. Uma nova realidade está surgindo no país e no mundo e vários projetos de educação empreendedora têm sido criados. Esse encontro reflete a essência disso. Me considero, acima de tudo, um educador”, destacou.
As discussões foram abertas com a palestra internacional do professor e doutor Jacinto Jardim, com o tema “Os Sentidos da Educação Empreendedora – Práticas e Tendências Globais”. Jacinto falou sobre como Portugal e outros países pelo mundo fazem da educação empreendedora uma ferramenta de inovação na maneira de educar e um caminho de transformação por meio das atitudes empreendedoras.
“O primeiro ato de toda educação empreendedora passa pela construção de uma humanidade, fomentada pela proximidade, pelo amor em si que deve existir entre alunos e professores. E o Sebrae desempenha, no mundo, um papel fundamental. As tendências globais passam também por um trabalho coletivo numa tríplice hélice do comportamento, das emoções e dos valores. Se o Papa já disse, em 1980, que viu por aqui um belo horizonte, o mesmo digo eu, no sentido específico da educação empreendedora”, disse o professor.
Tempo presente
Outro destaque do evento na quinta-feira (06/10) foram os painéis com a participação de convidados especiais. O primeiro deles, “Os Sentidos de uma nova Educação”, foi mediado pela professora e mestre em Educação, Manu Bezerra, com a participação de Débora Garofalo e Carol Mariano. “Quando fui convidada para fazer parte da construção do seminário, entendi a necessidade de aproximarmos a linguagem da educação regular com as potencialidades da educação empreendedora. Os educadores, de forma geral, ainda sentem que esses universos não dialogam. O painel conseguiu fazer essa ponte, ou seja, conectar a educação empreendedora com o cotidiano da realidade das escolas”, avaliou Manu Bezerra.
A gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressaltou a importância do encontro e do diálogo entre os educadores. “Trata-se de um seminário extremamente importante porque ele é um marco na apresentação de tendências sobre a educação empreendedora. Nós defendemos e buscamos uma educação de qualidade e o empreendedorismo traz isso para a educação. Nosso grande objetivo é potencializar esses novos saberes”, ressaltou.
Dança e poesia nordestina
A arte não poderia ficar de fora. Também participaram do seminário o grupo mineiro de dança 1º Ato e a poeta, pedagoga e professora paraibana Juliana Soares, que encantou a plateia na quinta-feira (06/10) com suas histórias de superação e amor à literatura. “Aprendi a ler o mundo já na minha infância, através do rio que corta minha cidade Cabaceiras, a “Roliúde” nordestina. É bom lembrar que, em 2019 conheci um programa do Sebrae que mudou minha trajetória. Tive um insight durante o processo, e percebi que poderia ser uma empreendedora por meio da minha escrita e da literatura”. Pedagoga de formação, com especialização em Educação Infantil, com mestrado em Formação de Professores, Juliana já publicou dois livros infanto-juvenis.
O seminário também recebeu na quinta-feira (06/10) a palestra Educação Financeira na Escola. O gerente de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, e a chefe da divisão de educação financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentaram uma plataforma idealizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a CVM e o Ministério da Educação (MEC), para capacitar professores para promover a educação financeira entre os alunos.
“O objetivo é formar professores para disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras. De forma gratuita, simples e interativa, a plataforma auxilia no desenvolvimento de competências empreendedoras, que vão impactar a vida individual, familiar e a comunidade educativa através de projetos desenvolvidos em cocriação com os estudantes”, explica Alessandro. Os interessados podem acessar a plataforma clicando aqui.
-
Oficinas
Na sexta-feira (07/10), o evento recebeu diversas oficinas. A professora Sande Almeida ministrou a “Oficina Protagonizar – Como ser um(a) professor(a) protagonista utilizando metodologias ativas e Educação Empreendedora.” A educadora Débora Garofalo ministrou a “Oficina de Sucatas e Robótica – Como utilizar metodologias ativas, cultura maker e robótica na sala de aula”; e, por fim, o designer Lucas Alves trouxe a “Oficina de Pensamento Visual – Como desenvolver métodos de planejamento e exposição de conteúdo de maneira visual.”
O seminário ConheCER 2022 é uma realização do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, uma plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora. Sua proposta é ser um hub de educação e laboratório na produção de conhecimento, conectando educadores às soluções inovadoras e gerando valor para todo o ecossistema de educação.
-
Imprensa Prefácio Comunicação
André Di Bernardi – (31) 3379-9278 / 9271 / 9275