ASN MG Atualização
Compartilhe

Estado de Minas, O Tempo, Record TV Minas e Rede Minas vencem a etapa mineira 9º PSJ

Premiados seguem representando o estado na fase regional do concurso, que vai selecionar os finalistas da etapa nacional
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Profissionais do Estado de Minas, O Tempo, Record TV Minas e Rede Minas venceram a etapa mineira do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (28/09), durante a cerimônia que reuniu finalistas e convidados na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Os vencedores de Minas Gerais seguem na disputa regional, de onde saem os finalistas da etapa brasileira. A grande final será realizada dia 6 de dezembro, em Brasília.

O PSJ é dividido em quatro categorias: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo. E é concedido a profissionais que atuam nos diferentes canais da imprensa brasileira e novas plataformas digitais de áudio e vídeo. A nona edição do PSJ tem como tema ‘A importância dos pequenos negócios para a economia do país’. O (s) vencedor (es) de cada categoria da etapa mineira do 9º PSJ recebeu um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro, além de troféu e certificado.

“O trabalho do jornalista ajuda a dar visibilidade e a valorizar o papel do empreendedor. É um orgulho para todos nós e uma honra estar aqui participando da entrega do prêmio. Ressalto a pertinência e importância do tema, ‘A importância dos pequenos negócios para a economia do país’, que reflete, resume a atuação do Sebrae Minas que encontra nos profissionais do jornalismo uma ponte mais que necessária para a divulgação do nosso trabalho junto aos empreendedores e à sociedade”, destacou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

A nona edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo também fez uma homenagem especial a um dos mais respeitados veículos de comunicação de Minas Gerais: o Diário do Comércio. Fundado pelo jornalista José Costa em 1932, o jornal completará 90 anos de história em outubro. É o único veículo especializado em economia, gestão e negócios de Minas Gerais, e vem cumprindo, ao longo dessas nove décadas, a missão de divulgar e valorizar a economia e os empresários do nosso estado.

A presidente e diretora editorial do Diários do Comércio, Adriana Costa Mulls, ressaltou a relevância do prêmio. “Gostaria de parabenizar a todos que aqui estão, pela qualidade dos trabalhos apresentados e, mais ainda, pela relevância deste evento, deste prêmio, que é sem igual para os empreendedores e para o contexto econômico de forma abrangente. Agradeço imensamente ao Sebrae Minas e a todos que sempre acreditaram no nosso projeto e em nosso trabalho jornalístico”, revela.

“Estou feliz com esta homenagem prestada ao Diário do Comércio, num momento tão especial, quando o jornal completa 90 anos, e o Sebrae chega aos 50 anos. Somos e seremos sempre parceiros. Cada vez que vocês, jornalistas, produzem uma matéria sobre o dia a dia dos pequenos negócios, estão contribuindo para embalar sonhos e inspirar quem já se lançou no universo do empreendedorismo e tantos outros que desejam abrir o próprio negócio”, ressaltou o superintendente, Afonso Rocha.

O 9º PSJ teve 98 trabalhos inscritos em Minas Gerais, dos quais 10 foram classificados como finalistas. A avaliação dos conteúdos foi feita por um júri técnico, formado pelos jornalistas Antônio Achilis, João Paulo Cunha (in memorian) e Marta Vieira. Filósofo, jornalista, pedagogo, João Paulo Cunha, que faleceu no dia 10 de setembro, também recebeu uma homenagem especial durante o evento.

Vencedores do 9º PSJ – etapa Minas Gerais

Categoria Jornalismo em Texto: Tatiana Lagôa, do jornal O Tempo, com o trabalho: Black Power: negócios que transformam. A reportagem mostra a força do empreendedorismo negro como alternativa de renda e afirmação de ancestralidade em áreas periféricas da região metropolitana de Belo Horizonte.

Categoria Jornalismo em Áudio: Pablo Nascimento, Ana Paula Pedrosa e Kiko Viveiros, da Record TV Minas, com a série especial de podcasts Empreendedorismo ajuda mulheres vítimas de violência a sair de relacionamentos abusivos. A série retrata a jornada de mulheres vítimas de violência doméstica, que encontraram no empreendedorismo uma forma de garantir a independência financeira e se desvencilhar dos relacionamentos abusivos.

Categoria Jornalismo em Vídeo: Laura Zchaber, Atalissa Rosa, Sandro Romero, Aline Scarponi e Bruna Cevidanes, da Rede Minas, com a série de reportagens Recall: a virada dos pequenos. O trabalho mostra a resiliência de pequenos negócios que sofreram os impactos da pandemia da Covid-19. Histórias de empreendedores que, mesmo diante das adversidades, não desanimaram, buscaram novos nichos e reergueram seus negócios.

Categoria Fotojornalismo: Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, com a série de fotos da reportagem A Força do Pequi. O trabalho mostra o valor cultural e socioeconômico do fruto que simboliza a diversidade do Cerrado, gera emprego e renda para milhares de pessoas em áreas pobres e castigadas pela aridez no país.

-

Assessoria de Imprensa Prefácio Comunicação

André Di Bernardi – [email protected]

(31) 3379-9271 / 9275 /9278

  • prêmio
  • Prêmio Sebrae de Jornalismo