O Triângulo Mineiro tem, atualmente, 34 mil estabelecimentos rurais, sendo 80% formados por pequenas propriedades, segundo dados do último Censo Agropecuário do IBGE. Deste total, 3,8 mil são atendidos pelo Sebrae Minas, e a expectativa é aumentar este número em 20% até 2023. Uma das ações previstas para ampliar o atendimento aos pequenos negócios rurais da região é o Educampo, consultoria gerencial do Sebrae que gera, organiza e disponibiliza dados reais para que produtores tomem as melhores decisões na sua propriedade.
A iniciativa tem a parceria da unidade da Nestlé Brasil em Ituiutaba, que vai subsidiar 50% dos custos do Educampo. Será formado um grupo de produtores de leite para receber assistência técnica e gerencial continuada, gerando melhoria no rebanho e na produção. O programa tem também o objetivo de incentivar a agricultura regenerativa, que trabalha de forma sustentável o manejo consciente e o uso adequado do solo e dos recursos hídricos.
Todo produtor da região do Triângulo Mineiro que faz entrega da produção para a Nestlé pode se credenciar. Os interessados devem procurar uma unidade do Sebrae Minas para o cadastro. Até o momento, 15 produtores já estão confirmados no projeto, que também conta com o apoio do Sicoob.
Ainda como parte das capacitações, o Sebrae Minas organiza a realização de dois seminários sobre Agronegócio Sustentável nas cidades de Ituiutaba e Uberaba, em setembro e novembro, respectivamente. “Os eventos aproximam produtores que atuam na pecuária e na produção de grãos para trabalhar conceitos de sustentabilidade”, destaca o consultor de Agronegócios do Sebrae Minas Eduardo Ramos.
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Soluções para o agronegócio
Atualmente, o Sebrae Minas atua junto aos pequenos negócios rurais por meio de programas como o Educampo, que engloba ações de assistência técnica e gerencial. O consultor Eduardo Ramos destaca que a “Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae” é outra fonte de soluções para apoiar o processo de governança do agronegócio, inovação e sustentabilidade dos empreendimentos rurais. “Temos um mercado de micro e pequenas empresas com potencial e não exploradas. A Rede pode aproximar os parceiros rurais, construir planos de trabalho, realizar e propor eventos”, explica. E ele antecipa novidades para 2023: “Vamos colocar em prática estratégias para fomentar a agricultura familiar, em parceria com as Salas Mineiras do Empreendedor.”
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