A história de um território que transformou enormes dificuldades em oportunidades e construiu gradativamente um dos mais importantes Arranjos Produtivos Locais do país é tema do novo minidocumentário produzido pelo Sebrae Minas. Nesta semana, o canal no Youtube da instituição vai lançar os três episódios que retratam, desde o começo, a trajetória do Polo Calçadista de Nova Serrana, hoje o maior de Minas Gerais e um dos mais relevantes do Brasil.
Acesse os episódios pelo link.
Atualmente, o setor calçadista emprega cerca de 17 mil trabalhadores formais e impacta diretamente outros segmentos, como comércio, serviços e construção civil, sendo responsável pela maior parcela da arrecadação tributária e da geração de empregos da cidade. Ao lado de diversos parceiros estratégicos, o Sebrae Minas atuou de forma efetiva no desenvolvimento econômico local e consolidação do polo.
A produção resgata as origens do município, ainda no século 18, quando o então povoado de Cercado era um ponto de apoio para viajantes e começou a abrigar pequenos consertos de selas e botinas de couro, feitos de forma totalmente artesanal. Além das origens, a obra apresenta relatos de moradores e empresários que chegaram ao município em busca de uma vida melhor.
Nos anos 1990, a introdução de programas de qualidade total e de calçados injetados com polímeros revolucionou a indústria local, resultando em produtos mais leves, resistentes e ergonômicos. Já em tempos mais recentes, iniciativas de reposicionamento estratégico, internacionalização, economia circular e uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de coleções têm ampliado a competitividade das empresas.
“O Sebrae Minas desempenhou papel fundamental na consolidação e modernização do Polo Calçadista de Nova Serrana, atuando de forma contínua para gerar desenvolvimento econômico ao território a partir da década de 1980. Com foco em inovação, empreendedorismo e capacitação, a instituição vem apoiando os pequenos negócios em processos, como formalização, melhoria da gestão, acesso a crédito, reorganização produtiva e incorporação de novas tecnologias”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Avanço nos números
Em 2008, o polo produzia 77 milhões de pares de calçados. Em 2023, o volume saltou para quase 130 milhões, um crescimento de 70% em 15 anos, acompanhado de maior valor agregado e qualidade dos produtos.
Entre 2024 e 2025, várias rodadas de negócios e ações de promoção comercial apoiadas pelo Sebrae Minas movimentaram R$ 22 milhões em vendas, com destaque para a presença de compradores internacionais de países como Chile, Colômbia, Peru e Panamá.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
-

