Foi realizado nesta terça-feira (03/02), em Belo Horizonte, o encerramento do Programa de Encadeamento Produtivo, desenvolvido pelo Sebrae Minas em parceria com a InterCement, uma das empresas líderes na produção de cimento do país. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a competitividade de micro e pequenas empresas, promovendo a inserção qualificada na cadeia produtiva da companhia. No segundo ciclo do programa, 23 empresas participaram da iniciativa em Minas Gerais.
O Programa de Encadeamento Produtivo visa aproximar grandes empresas de pequenos negócios fornecedores e prestadores de serviços, promovendo a sustentabilidade econômica e gerando conexões estratégicas. Por meio da parceria entre o Sebrae Minas e a InterCement, as empresas receberam capacitações, consultorias personalizadas e acompanhamento estruturado de indicadores de desempenho, abrangendo aspectos financeiros, gerenciais, operacionais e de sustentabilidade.
“O encadeamento produtivo é um programa estratégico para preparar os pequenos negócios para atender grandes empresas com mais eficiência e qualidade. Ao qualificar as micro e pequenas empresas, fortalecemos toda a cadeia produtiva e ampliamos oportunidades de mercado, além de impulsionar o desenvolvimento local e gerar impactos positivos para toda a comunidade”, destacou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
A parceria teve início em 2015, por meio do Instituto InterCement, marcando o começo de uma estratégia estruturada de desenvolvimento de fornecedores locais. Na primeira fase do programa, implantada inicialmente em Minas Gerais e posteriormente expandida para o Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul, foram realizados seis projetos de encadeamento produtivo, beneficiando 233 pequenos negócios, com investimento superior a R$ 3 milhões.
Em 2024, o programa iniciou um segundo ciclo, com uma abordagem ampliada e mais integrada às estratégias de sustentabilidade e desenvolvimento territorial da InterCement. Em Minas Gerais, o projeto foi desenvolvido nas regiões de Santana do Paraíso e Ijaci, reunindo 23 empresas do entorno da companhia e somando mais de 4 mil horas de consultorias.

Ainda nessa nova fase, o programa passou a incorporar uma vertente social, ampliando o alcance para as comunidades inseridas nos territórios onde a empresa atua. Com duração de três a seis meses, essa modalidade ofereceu diagnóstico, orientações financeiras, consultorias e oficinas em temas como ESG e transformação digital.
“Encerramos o segundo ciclo do projeto de encadeamento produtivo, realizado em parceria com o Sebrae Minas e o Sebrae Nacional, com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas na cadeia de valor da InterCement. A iniciativa promoveu o desenvolvimento sustentável dos negócios e estimulou a circulação de recursos nas regiões onde atuamos, gerando empregos, movimentando a economia e reverberando em impactos positivos para toda a comunidade”, frisou o gerente sênior de Suprimentos da InterCement, Ronaldo Landim.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

