Donos de pequenos negócios do setor de sorvetes da Região Metropolitana de Belo Horizonte concluíram, na última semana, mais um ciclo de capacitações promovido pelo Sebrae Minas em parceria com o Sindicato da Indústria de Sorvetes e Gelados Comestíveis de Minas Gerais (Sindsorvete-MG).
O encontro, realizado no dia 28 de novembro, na sede da Fiemg, marcou o fim das ações de 2025, um ano considerado estratégico para o setor, que está em um momento favorável impulsionado pelo verão e pela expansão nacional do mercado de gelados.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abrasorvete), Minas Gerais consolidou-se como um dos maiores polos produtores do Brasil, com cerca de 2 mil fabricantes, sendo 98% micro e pequenas empresas. O desempenho do estado acompanha a expansão do setor no país. Em 2023, o consumo per capita nacional atingiu 7,7 litros por pessoa ao ano, e o mercado registrou crescimento de 8,5%, acima da previsão de 5%. Para 2025, projeta novo avanço de 5%.
A analista do Sebrae Minas Raissa Soares celebra os avanços do ano, e já anuncia uma novidade.
“Em 2026, teremos o lançamento do Prepara Sorvetes, um programa desenvolvido com muito cuidado pelo Sebrae Minas e o Sindsorvete-MG para fortalecer ainda mais o segmento e trazer novas oportunidades. Temos grandes expectativas de que 2026 será ainda mais produtivo”, afirma.

Investimento em capacitações
A chegada do verão cria o cenário ideal para ampliar as vendas. O período concentra o maior consumo de sorvetes no país e exige das empresas estratégias mais profissionais de gestão, inovação, atendimento e operação. Por isso, ao longo de 2025, os empresários participaram de cursos técnicos, vivências práticas, consultorias, palestras e do evento Sorvetes Tech, que apresentou tendências e inovações do setor. A última capacitação do ano, a “Sorvete e IA”, encerrou o calendário com foco em tecnologia aplicada ao negócio.
Entre os participantes está o proprietário da sorveteria Sorvetaça, Túlio Eduardo Araújo, dono de quatro unidades em Belo Horizonte. Com um negócio iniciado em 1987 e fabricação própria, ele percebe nas capacitações uma evolução contínua. “O Sebrae sempre foi parceiro. Participei de cursos em Minas, São Paulo e até de missão internacional na Itália. Neste ano, as capacitações me levaram a ter foco na reforma das lojas e na criação de novas embalagens. Para 2026, quero continuar participando, pois busco melhorar sempre”, conta. O empresário emprega 18 colaboradores e aposta no atendimento presencial como principal força de vendas.
O presidente do Sindsorvete-MG, Wander Bertolace, destaca a importância da colaboração entre as empresas para a união do setor. “Enfrentamos desafios, avançamos em projetos e buscamos, juntos, o crescimento da indústria de sorvetes e gelados comestíveis em Minas. A participação ativa dos empreendedores é o que dá sentido ao trabalho das entidades e reforça a importância da união do segmento”, frisa.
Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658
[email protected]

