ASN MG
Compartilhe

Juruaia prepara novas ações estratégicas no polo de moda íntima para 2026

Planejamento do Sebrae Minas e ACIJU inclui reestruturação da Felinju, rodadas de negócios, automação no atendimento e capacitação para indústria e varejo
Por Thiago Carvalho
ASN MG
Compartilhe

Estratégias para ampliar a digitalização das empresas do polo de moda íntima de Juruaia, no Sudoeste do estado, foram o tema central de uma reunião realizada na última sexta-feira (14/11), entre representantes do Sebrae Minas e da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIJU). A intenção é traçar um calendário de atividades do Plano Estratégico 2026, com iniciativas implantadas no início do próximo ano, ampliando o fluxo de vendas digitais e fortalecendo a competitividade do polo.

Estiveram presentes o presidente e a gerente executiva da ACIJU, João Carlos de Iório e Suzieli Tuane Corrêa, respectivamente; o gerente regional do Sebrae Minas, Leonardo Mól, e a analista da entidade Laura Campos; além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Antônio da Silva. O grupo definiu duas frentes de trabalho para atender demandas distintas do polo, sendo uma voltada às fábricas, e outra para o varejo local.

Na jornada direcionada ao setor industrial, o planejamento prevê a reestruturação da estratégia de digitalização da Feira de Moda Íntima de Juruaia (Felinju), além da criação de uma rodada de negócios itinerante que levará empresas do polo para diferentes regiões do estado, começando por Uberlândia, no Triângulo.

Inovação e competitividade

Buscar boas práticas em mercados consolidados também está entre as ações previstas para 2026, com uma visita técnica das lideranças de Juruaia aos polos confeccionistas de Goiânia (GO) e Caruaru (PE). O plano inclui ainda capacitações e consultorias sobre a reforma tributária, posicionamento de mercado, além de ações para automação do atendimento das fábricas via WhatsApp e mentorias sobre live commerce em plataformas como TikTok Shop e Shopee Live.

Outra iniciativa é a criação de uma plataforma digital independente que reunirá marcas do polo em um modelo de live commerce B2B, formato no qual as empresas comercializam produtos diretamente para outras empresas por meio de transmissões ao vivo.

Para o varejo, o planejamento contempla uma capacitação presencial em marketing para fortalecer a presença digital dos estabelecimentos locais e ampliar o relacionamento com consumidores, além de promover a automação do atendimento das fábricas via WhatsApp. A proposta é que as duas frentes atuem de forma complementar, contribuindo para que a digitalização se torne um movimento contínuo no polo.

O gerente regional do Sebrae Minas, Leonardo Mól, reforça que as ações refletem a necessidade de preparar Juruaia para um mercado cada vez mais competitivo. “Atuamos na transformação digital de Juruaia na época da pandemia. Agora, é preciso avançar e operar em novas frentes do ambiente digital, por isso, estamos estruturando iniciativas que conectam tecnologia, mercado e qualificação com foco no live commerce que tem gerado resultados expressivos”, explica.

Já o presidente da ACIJU, João Carlos de Iório, destaca que “a parceria com o Sebrae Minas vem garantindo avanços consistentes. O planejamento é um passo essencial para que Juruaia mantenha sua relevância. Quando trabalhamos unidos, conseguimos organizar melhor as prioridades e criar condições para que as empresas cresçam com segurança e inovação”, frisa.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • Felinju
  • Inovação
  • Juruaia
  • polo de moda intima