ASN MG Atualização
Compartilhe

Artesãos de Uberaba recebem carteirinha profissional em cerimônia que celebra o reconhecimento e a identidade cultural

Quarenta profissionais receberam a Carteira Nacional do Artesão, em uma cerimônia realizada pelo Sebrae Minas e parceiros
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

O trabalho manual, que traduz a história e a identidade de Uberaba em formas e cores, ganhou ainda mais reconhecimento. Quarenta artesãos da cidade receberam a Carteira Nacional do Artesão, em uma cerimônia realizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e com a Associação Geoparque. O documento formaliza a profissão e garante aos artesãos diversos benefícios, como participação em feiras e capacitações, isenção de ICMS e acesso facilitado a linhas de crédito.

Durante a abertura do evento, o analista do Sebrae Minas Marcius Mendes destacou que a entrega representa um novo capítulo na valorização do artesanato local. “A carteirinha é o reconhecimento de um trabalho que representa geração de renda, valorização cultural e fortalecimento do território. Nosso objetivo é seguir ao lado dos artesãos, promovendo capacitações, novas coleções e oportunidades de mercado. Em 2026, lançaremos o catálogo do artesanato de Uberaba e ampliaremos o suporte à gestão e à comercialização dos produtos”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, a iniciativa reconhece a força do artesanato para o município. “Em todas as profissões é fundamental termos reconhecimento e pertencimento. A entrega da Carteira Nacional do Artesão é um marco nesse sentido, porque reconhece as nossas artesãs. Elas são profissionais que expressam o que Uberaba tem de melhor e agora têm novas oportunidades para expandir seus negócios e levar o talento da nossa cidade para outros lugares”, destacou.

Entre os participantes estava o casal de artesãos Wanice Facure e Hércules Locci, que trabalham com biojoias em cerâmica há mais de duas décadas. Juntos, eles assinam a marca Hewa Acessórios, que transforma peças em pequenas esculturas para vestir. “A carteirinha representa o reconhecimento das nossas mãos, do que fazemos com amor há tantos anos. É uma porta que se abre para novas oportunidades e para levar o nosso trabalho além das quatro paredes do ateliê”, contou Wanice.

Para Hércules, o documento reforça o espaço do artesão no mercado. “O homem também tem a sensibilidade de moldar a matéria e dar forma à arte. Trabalhar com cerâmica é dar expressão à vida, e agora temos mais chances de mostrar isso em feiras e eventos fora do município”, completou.

A presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, destacou que o fortalecimento do artesanato está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável territorial.“Um dos pilares do Geoparque é valorizar os artesãos e pequenos produtores locais. O selo do Geoparque certifica produtos que representam Uberaba e reforça nossa identidade diante do mundo, por se tratar de um território reconhecido pela Unesco”, explicou.

Feito à Mão
Além da entrega das carteirinhas, o Sebrae Minas segue com outras iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor, como o programa Feito à Mão, que oferece capacitações em design, gestão e comercialização.

Por meio de oficinas e consultorias especializadas em design, o programa ajuda os artesãos a desenvolverem as novas coleções, organizar e expandir a produção e apresentar os produtos para o mercado. No próximo ano, será lançado um catálogo com as peças produzidas, que ainda receberão o selo do Geoparque.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]