Mais de 1,5 mil educadores participaram, no último sábado (25/10), do Educa Uberlândia 2025, que reuniu professores, gestores e especialistas para discutir o papel da Inteligência Artificial (IA) na educação. Promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Superintendência Regional de Ensino e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o encontro teve como foco inspirar novas práticas pedagógicas e fortalecer a cultura empreendedora nas escolas.
O evento contou com a presença do governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, do prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, da secretária municipal de Educação, Tania Toledo, do reitor da UFU, professor Carlos Henrique de Carvalho, da superintendente regional de Ensino, Onília Maria de Oliveira Borges, e do gerente regional do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito.
Durante a abertura, William Brito ressaltou o papel transformador da educação empreendedora e a parceria sólida entre o Sebrae e as instituições de ensino.
“Pelo segundo ano consecutivo realizamos este seminário regional de educação, que reforça nosso compromisso com a formação empreendedora, preparando os jovens para tomar decisões e serem protagonistas da própria vida. Este ano temos um compromisso com o município de Uberlândia para levar a educação empreendedora a 100% das escolas. É uma alegria ver o governo do Estado, o Sebrae e o município atuando lado a lado pela inovação e pela educação”, afirma.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, destacou os avanços do município na integração da inovação e da tecnologia às práticas educacionais. “Firmamos um convênio com o Sebrae e implantamos a educação empreendedora nas nossas escolas. Trazer também informações sobre Inteligência Artificial para os educadores é essencial. A inovação está no planejamento estratégico da Prefeitura. A tecnologia precisa estar cada vez mais a serviço da educação para potencializar o aprendizado”, destaca.

O governador em exercício, Mateus Simões, ressaltou o papel da educação empreendedora e o impacto das parcerias com o Sebrae em Minas Gerais. “O Sebrae é, nos últimos anos, o maior parceiro do Governo do Estado em eventos de formação. O empreendedorismo dentro da escola não é sobre montar uma empresa, é sobre fazer diferente. Discutir educação digital e Inteligência Artificial é um privilégio. A sala de aula continua sendo o espaço onde é possível plantar para colher no futuro. A educação é o instrumento com o qual projetamos o mundo que queremos ver acontecer”, afirma.

A programação contou com palestras, painéis e momentos de integração. Um dos destaques foi a apresentação do especialista em inovação Tony Ventura, que demonstrou ferramentas de IA aplicáveis ao cotidiano escolar. Ele mostrou aos educadores como utilizar os recursos digitais para otimizar o ensino, promover a criatividade dos estudantes e preparar as escolas para os desafios tecnológicos do futuro.
Entre os participantes, a professora Maria Aparecida Cardoso, da rede estadual de ensino, destacou a importância do encontro para o trabalho docente. “Foi uma oportunidade de abrir a mente e repensar o papel do professor. Ver como a Inteligência Artificial pode apoiar o planejamento das aulas e ajudar os alunos a aprender de maneira mais dinâmica é inspirador. A gente sai daqui com novas ideias e com a certeza de que ensinar é também aprender todos os dias”, finaliza.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603

