ASN MG
Compartilhe

Empresa de Itabira amplia presença nos canais digitais

Com quase 30 anos no mercado, grupo alavanca as vendas com estratégias de comunicação nas redes sociais
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

De acordo com a pesquisa Marketing Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Minas entre 8 e 20 de maio, um em cada 10 donos de pequenos negócios de Minas Gerais que utilizam ferramentas de marketing digital decidiu fechar definitivamente seu estabelecimento físico durante a pandemia e atuar apenas na internet para divulgação e vendas. O estudo mostra ainda que a maioria desses empreendedores (76%) acredita que usar a internet para divulgar ou vender seus produtos e serviços foi essencial para a sobrevivência do negócio ao longo do último ano.  

O levantamento, que ouviu 1.160 Microempreendedores Individuais (MEI), mostra que 43% dos empreendedores já utilizavam a internet para divulgação e 38% para vendas antes da pandemia, mas 20% e 19%, respectivamente, começaram a usar a internet para divulgar e vender durante a pandemia.  

Um exemplo de empresa que aperfeiçoou a presença digital durante a pandemia é o Grupo Lana Soluções Automotivas, de Itabira, que engloba as lojas Auto Peças Lana, Lana Pneus e Lana Automotiva. Há quase 30 anos no mercado, a empresa familiar, que vive atualmente um momento de sucessão, presta serviços para veículos leves e pesados, além de comercializar peças.  

Desde 2020, o Grupo Lana ampliou sua presença no Instagram, estabelecendo um relacionamento mais próximo com os clientes, o que resultou em aumento das vendas pelo WhatsApp e nas lojas físicas. “Ganhamos mais visibilidade, divulgação da marca, interação com o público e captação de novos clientes. Além disso, agilizamos nossos orçamentos. As vendas iniciadas pelos canais digitais cresceram, gerando a necessidade de investimento em pessoas e recursos tecnológicos. Até o início de 2020, tínhamos três celulares corporativos em nosso time de vendas e hoje temos seis, sendo um exclusivo para atendimento das demandas via WhatsApp, Instagram e Google”, conta Natália Lana, sócia e responsável pela Gestão de Pessoas e Marketing da empresa. 

Segundo a empreendedora, o ambiente virtual ainda é novo para a empresa e as vendas não são o objetivo principal da estratégia de negócios até o final do ano. “Nessa fase, queremos estar presentes diariamente nas redes sociais, interagir com o público, compartilhar nossa rotina e gerar conteúdo de relevância, capaz de atrair a concorrida atenção dos nossos atuais clientes e de clientes em potencial.”  

Com a movimentação do negócio nas redes sociais, o número de seguidores da Lana aumentou mais de 800%. No primeiro trimestre de 2020, eram 490 seguidores no Instagram e hoje já são 4.813, obtidos de forma orgânica. 

Posicionamento no ambiente on-line

Natália já participou de duas consultorias de marketing digital no Sebrae Minas e conta que foi fundamental para fortalecer o posicionamento do Grupo Lana no ambiente on-line. “As consultorias nos ajudaram a alinhar a comunicação do Grupo nas redes sociais, criar um planejamento de conteúdo de forma estratégica e manter nossas redes mais atrativas. O encontro com o Sebrae aconteceu no momento certo”, ressalta a empresária.

Para 2022, o Grupo Lana Soluções Automotivas espera não apenas atender, mas realmente vender por meio do e-commerce. “Queremos expandir os canais de conteúdos gerados pela Lana para blogs, Youtube e LinkedIn”, finaliza Natália.

Para 2022, o Grupo Lana Soluções Automotivas espera não apenas atender, mas realmente vender por meio do e-commerce. “Queremos expandir os canais de conteúdos gerados pela Lana para blogs, Youtube e LinkedIn”, finaliza Natália. 

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Luciana Grillo –  (32) 99925-9134 | (32) 99107-0468

[email protected]

-