O mercado pet movimentou R$ 77 bilhões em 2024, registrando um aumento de 12% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O Brasil já ocupa a terceira posição no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e o segmento de serviços veterinários e planos de saúde animal é um dos que mais crescem. E esse crescimento pode ser explicado por uma mudança no padrão social das famílias. Segundo dados da Abinpet, 94% dos brasileiros consideram seus animais parte da família e mais de 60% afirmam priorizar gastos com o bem-estar dos pets, mesmo em períodos de crise econômica.
Essa expansão acelerada do mercado pet motivou o médico veterinário Luciano Amaral Peri a criar o primeiro Hospital Veterinário Popular (Hovep) do Vale do Aço. Com mais de 20 anos de experiência, sendo 15 à frente da Peri Veterinária, em Timóteo (MG), ele observou que, apesar de os tutores estarem cada vez mais exigentes e conscientes, muitos não conseguiam arcar com os altos custos de tratamento em uma clínica tradicional.

A partir dessa observação, ele decidiu investir em um modelo de atendimento veterinário, com preços mais acessíveis, sem abrir mão da qualidade. “As pessoas querem oferecer o melhor aos seus pets, mas o custo, muitas vezes, é um obstáculo. Nosso desafio era equilibrar qualidade e preço justo”, relembra.
Com o apoio de uma consultoria e o envolvimento dos sócios Victor Lage de Figueiredo, Anderson Luiz Silveira Alves, Fabiane Oliveira Lage e Marcos Vinícius Camilo de Oliveira, o grupo mergulhou em um intenso processo de análise de custos e revisão de processos, bem como ajustou e reviu cada detalhe da gestão e da operacional, até chegar ao objetivo, mantendo a identidade sólida e o foco na excelência do serviço.
A primeira unidade do Hovep foi aberta em agosto de 2021, em Ipatinga, sendo considerado uma inovação, tanto pelo modelo de negócio quanto pela estrutura completa, que permite ao tutor realizar todos os procedimentos de saúde necessários para seu animal em um mesmo local. O empreendimento reúne consultórios para atendimento clínico e especializado, salas de vacinas, laboratórios de análises clínicas e exames de imagem, urgência 24 horas, cirurgias e internação, e uma unidade de terapia intensiva (UTI).
Crescimento e expansão por meio de franquia
Como o modelo de negócio deu certo, Luciano e seus sócios começaram a pensar em um modelo de negócio escalável, que os permitissem expandir de forma fácil. Dois anos após a primeira inauguração, o Hovep ganhou duas novas unidades, sendo a terceira em Timóteo e a outra em Governador Valadares, sendo esta viabilizada por meio de parceria. “Valadares foi um sucesso em aceitação de mercado e foi então que começamos a pensar em estabelecer novas parcerias para continuar expandindo o negócio”, disse.
Em 2023, o grupo buscou o Sebrae Minas e aderiu ao programa Sebrae Franquias, que auxiliou na formatação do modelo de expansão. Em menos de um ano, o Hovep inaugurou unidades franqueadas em Santana do Paraíso, Manhuaçu, Ponte Nova, Iapu e Inhapim, além de segundas unidades em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares. “O Sebrae foi fundamental para transformar nossa experiência prática em um negócio escalável. Formatamos a franquia, criamos uma empresa sólida e, em poucos meses, começamos a comercializar”, conta Luciano.
Por ser um modelo de negócio testado, que oferece menores riscos, e o benefício de uma marca já reconhecida, muitos empreendedores buscam a franquia como investimento. No entanto, o empresário frisa que um dos diferenciais do modelo é o cuidado em manter a essência do negócio. “Exigimos que pelo menos um dos sócios da franquia seja veterinário. Isso garante que o olhar técnico e o respeito ao bem-estar animal continuem no centro da operação”, reforça.

Hoje, o Grupo Hovep soma 12 hospitais (quatro próprios e oito franqueados), 180 colaboradores, sendo 80 médicos veterinários, e segue crescendo, com previsão de novas inaugurações até fevereiro de 2026. Todas as equipes contam com suporte completo, treinamento, estratégias de marketing e compras.
Novos produtos e parcerias
No último dia 3 de outubro, o grupo lançou o cartão de benefícios Vet Popular, que oferece até 40% de desconto em serviços veterinários e parcerias com pet shops e hotéis para animais. Outra inovação vem de uma parceria com o cartão Mais Vida, que reunirá benefícios para pessoas e seus animais em um único produto. A assinatura garantirá descontos tanto nos hospitais Hovep quanto nas clínicas médicas humanas da rede Especiale. “É um conceito inédito no Brasil, que parte do princípio de que o pet é parte da família”, explica Peri.
Conheça o modelo de negócio da Hovep por meio da página no Instagram: @hospitalveterinariopopular
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
