O Geoparque Uberaba “Terra de Gigantes” marcou presença na 11ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da Unesco, entre os dias 8 e 12 de setembro, em Temuco, no Chile. Pela primeira vez sediado na América Latina, o encontro reuniu gestores, pesquisadores e autoridades de diferentes países, consolidando-se como o principal fórum mundial dedicado à cooperação e ao fortalecimento dos geoparques reconhecidos pela Unesco.
Durante o evento, Uberaba apresentou quatro trabalhos científicos, compartilhando experiências e pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas do território. A participação também resultou na assinatura de um Acordo de Cooperação com o Algarvensis Geopark, de Portugal, e na troca de réplicas de fósseis com o Geoparque Oeste, também português, ações que ampliam os laços de colaboração internacional. Além disso, o território esteve representado no estande da Rede Brasileira de Geoparques e integrou o projeto internacional Weaving Hope, por meio do envio de um tecido produzido pelas artesãs de Uberaba, valorizando o artesanato local em escala global.
Outro marco importante foi a eleição do coordenador científico do Geoparque Uberaba, Prof. Dr. Thiago Marinho, para a mesa executiva da Global Geoparks Network (GGN), representando a Rede GeoLAC (América Latina e Caribe). O território também concorreu na categoria de filmes com o vídeo promocional produzido pela Prefeitura de Uberaba, ampliando sua visibilidade no cenário internacional.

Inovação e valorização das comunidades locais
A delegação de Uberaba contou ainda com a participação do Sebrae Minas. Segundo o analista da entidade Marcius Mendes a presença no encontro internacional reforça a importância de ampliar o olhar sobre os geoparques como instrumentos de desenvolvimento. “Esse é um espaço fundamental de intercâmbio, onde é possível conhecer experiências de diferentes territórios e aprender com iniciativas de destaque, como a do Geoparque Kutralkura, no Chile. Esse aprendizado contribui diretamente para fortalecer as ações no nosso território, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a economia local e transforma a realidade das comunidades”, destaca.
Na avaliação do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Alexandre Cury, que também integrou a comitiva, a presença do Geoparque Uberaba no evento representa um avanço estratégico para o município. “Estar em um fórum global como esse projeta Uberaba no mapa do turismo científico e sustentável, amplia nosso potencial de atração de investimentos e reforça a credibilidade do trabalho que vem sendo construído em rede, envolvendo poder público, instituições de ensino, setor privado e a sociedade civil”, afirma.

Segundo a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, os resultados da conferência demonstram a força do trabalho coletivo. “Foram dias intensos de aprendizado, vivência em um novo território e de fortalecimento do nosso networking internacional. As parcerias firmadas e a conquista de espaço em instâncias globais reforçam a imagem de Uberaba como um Geoparque Global da Unesco e abrem novas oportunidades de cooperação e promoção do nosso território”, frisa.
O Geoparque Uberaba “Terra de Gigantes” integra a Rede Global de Geoparques da Unesco desde março de 2024 e vem se consolidando como referência em iniciativas de valorização do patrimônio natural, fomento à pesquisa, incentivo ao turismo sustentável e fortalecimento da identidade cultural.
Secretaria Especial de Comunicação – Prefeitura de Uberaba
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Triângulo
Vanessa Braga – [email protected]

