O encontro do Integra Moda Negócios, iniciativa do Sebrae Minas, superou expectativas e alcançou a marca de R$ 2,5 milhões em prospecção de vendas e mais de 60 mil peças vendidas. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, na sede da instituição, reunindo empresários do segmento de moda mineira e 115 compradores de diferentes regiões do país, fortalecendo conexões e ampliando oportunidades para os pequenos negócios.
As negociações entre as micro e pequenas empresas e compradores vão seguir nos próximos dias, com possibilidade de novas vendas. O resultado em 2025 superou em 25% o total vendido na edição do ano passado. Durante a evento, as empresas tiveram a chance de apresentar seus produtos a compradores qualificados, gerando novos contatos comerciais e possibilidades de expansão para as diversas regiões do país. Ao todo, 49 marcas mineiras participaram do encontro, representando segmentos como moda íntima, moda praia, fitness, pijamas, malharia, feminino, masculino, jeans e plus size.

“O Integra Moda é uma das iniciativas do Sebrae Minas para que os pequenos negócios potencializem suas vendas e seus negócios, fortalecendo uma das cadeias mais representativas do nosso estado. Conseguimos reunir vários polos produtivos das nossas diversas regiões, o que mostra uma das vocações de Minas Gerais para gerar emprego e renda”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido.
Em Belo Horizonte, marcaram presença os polos de Divinópolis, Vargem Grande, Juruaia, Taiobeiras, Muriaé, São João Nepomuceno, Monte Belo e Monte Sião. A diversidade criativa e a qualidade da produção mineira chamaram a atenção dos compradores.

“O evento foi muito interessante para conhecer novos clientes, poder apresentar nossos produtos a compradores diferentes, que antes não tínhamos acesso. Temos um evento que engloba um mix diversificado de produtos e muitos compradores aprovaram o estilo das peças que oferecemos”, afirma a empresária Roberta Schincariol, da Black Skin Private Label, de São João Nepomuceno. Há quase meio século no mercado de jeans, a marca foca a atuação na pesquisa e no desenvolvimento de produtos exclusivos de acordo com a demanda e perfil do cliente com atendimento personalizado.
A empresa Jussily, de Juruaia, que fabrica peças de moda íntima desde 2005, conseguiu realizar boas vendas a lojistas de Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “É muito interessante explorarmos um público bem segmentado de lojistas e revendedores. Fizemos ótimos contatos com lojas do Centro-Oeste e Sudeste, que já tinham conhecimento da tradição de nossa cidade na fabricação de peças íntimas. A essência de cada marca de Juruaia é bem diferente das demais do país, com design, qualidade e modelagem própria”, ressalta o sócio da empresa Carlos Alberto de Brito Júnior.
Carlos Alberto Júnior (C) realizou boas vendas a lojistas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo. Foto: Amanda Ketly
Por sua vez, Lina Mara Batista, da LN Modas, obteve conexões com compradores do Sul do Brasil, além de Goiânia e Mato Grosso. “Fizemos negócios interessantes e conexão com novos clientes em potencial. Nossas peças hoje agregam mais valor e atendem a uma parcela de clientes finais mais exigentes. Sem dúvida, é uma oportunidade importante para os fabricantes”, afirma.

Ofertas em abundância
Para os lojistas, o evento é uma oportunidade de conhecer polos tradicionais com chance de oferecer modelos autorais de muita qualidade. Karla Brandão veio diretamente de Esperança-PB para procurar ofertas de vestuário feminino. “A feira é muito organizada e atendeu às demandas que viemos buscar nesse evento. Percebemos que o diferencial é a qualidade das peças, que têm o acabamento com um estilo próprio da indústria mineira”, afirma.
Além da busca de novos mercados, o programa Integra Moda, do Sebrae Minas, oferece capacitações, palestras e workshops sobre temas como vendas e gestão de inovação, além de consultorias individuais, compras coletivas, diversificação do mix de produtos e apoio em feiras e eventos do setor contribuindo para a ampliação da carteira de clientes. Um dos objetivos da iniciativa é posicionar Minas Gerais como o ‘Estado da Moda’ e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país.
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