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Feira Empreendedores do Futuro encanta visitantes de Ipatinga com projetos de ciência, tecnologia e inovação

Evento realizado pelo Sebrae Minas e a prefeitura do município atraiu público de 10 mil pessoas no último sábado, no hall do estádio Ipatingão
Por Fernanda Pereira
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Desenvolver o pensamento crítico, incentivar a pesquisa, a inovação e o uso das tecnologias como ferramentas para resolver problemas e encontrar soluções para os desafios da nossa realidade. Estas e outras habilidades foram demonstradas pelos estudantes das 47 escolas, cinco polos de Educação Integral e o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CENAM) da rede municipal de ensino de Ipatinga na 4ª Feira Empreendedores do Futuro. O evento foi realizado pelo Sebrae Minas e a Prefeitura de Ipatinga, no último sábado (23/8), no hall do Estádio Ipatingão, reunindo público de cerca de 10 mil pessoas.

A Feira já é considerada uma vitrine das práticas pedagógicas inovadoras que vêm transformando a educação no município, e apresentou 53 projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE), tendo como temática central desta edição a tecnologia, a ciência e a inovação. Os trabalhos chamaram a atenção pela criatividade e conexão com desafios reais do cotidiano das escolas e da sociedade em geral.

Sensibilizados com os impactos sociais e ambientais do desastre de Mariana, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego desenvolveram o projeto “Mineração”, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os alunos pesquisaram sobre a questão das barragens e os riscos envolvidos, debateram sobre o tema e transformaram suas descobertas científicas em ações de conscientização.

Durante a feira, apresentaram diversas possibilidades de utilização dos rejeitos da mineração, evitando o acúmulo de materiais em barragens. A aluna Izabelle Cristina Patrocínio, do 4º ano, que participou do trabalho, enfatizou a importância da mineração em nosso dia a dia, evidenciando a necessidade de tornar a atividade mais sustentável. “A educação empreendedora nos ensina que podemos resolver qualquer problema com persistência e determinação”, afirma.

Projeto apresentou as possibilidades de utilização dos rejeitos da mineração. Crédito: Divulgação
Projeto apresentou as possibilidades de utilização dos rejeitos da mineração. Crédito: Divulgação

Projetos inovadores de inclusão

Na escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, os alunos criaram jogos pedagógicos para apoiar os colegas com dificuldades de locomoção e de aprendizagem, devido a transtornos do espectro autista (TEA) e de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A aluna do quinto ano Maria Luiza Fernandes conta que as turmas realizaram sondagens, observando e conversando com os colegas para entender e mapear as suas principais necessidades. Segundo ela, os jogos facilitam a aprendizagem cognitiva, a memorização e a concentração.

Além disso, facilitam a comunicação para aqueles com dificuldades de escrita a lápis. Os seis diferentes jogos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, que lançaram mão dos conhecimentos em programação e computação que adquiriram na própria escola. “Percebemos que podemos usar a criatividade e buscar conhecimento para ajudar outras pessoas com soluções que as vezes são simples, mas eficientes e que farão muita diferença na vida delas”, diz.

Estudantes desenvolveram jogos pedagógicos para apoiar os colegas com dificuldades de locomoção e aprendizagem. Crédito: Divulgação
Estudantes desenvolveram jogos pedagógicos para apoiar os colegas com dificuldades de locomoção e aprendizagem. Crédito: Divulgação

Também pensando na inclusão de estudantes com necessidades especiais, na Escola Municipal Padre Bertollo, os alunos desenvolveram um projeto de sinalização luminosa para marcar os horários de início e encerramento das aulas e do recreio. A aluna Ana Querem, do 8º ano, atuou como monitora do projeto e conta que a ideia era eliminar o barulho do sinal sonoro, que muitas vezes desorganiza e prejudica a concentração dos alunos com sensibilidade auditiva, muito frequente em pessoas com TEA e TDAH.

Eles construíram várias maquetes dos ambientes escolares, simulando o funcionamento do sinal luminoso, que comunicam a programação da rotina escolar por meio de diferentes cores. “Pensamos em desenvolver um projeto para educação especial, com o intuito de amenizar dificuldades e contribuir para inclusão dos nossos colegas”, explica a estudante.

Todos os projetos apresentados na feira foram elaborados pelos alunos, com o apoio e auxílio dos educadores, a partir do desenvolvimento dos dez comportamentos empreendedores do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae: busca de informações, o planejamento, a persistência, a criatividade, a persuasão e o comprometimento, permitindo que as crianças desenvolvessem um olhar crítico e sensível sobre os desafios atuais da sociedade.

A analista do Sebrae Minas, Gabriele Deboni, destaca que a Feira representa uma oportunidade singular de demonstrar para a comunidade o impacto transformador da educação empreendedora nas escolas.

“Os projetos apresentados na Feira são a materialização de um trabalho contínuo em parceria com o município e que possibilitou estabelecer um objetivo comum: estimular ambientes escolares mais criativos, acolhedores e transformadores, nos quais o empreendedorismo é o pilar central para o desenvolvimento das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos”, destacou.

A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves Abreu afirma que os resultados são visíveis não apenas na Feira, mas também no cotidiano das salas de aula, onde os estudantes demonstram mais engajamento, confiança e vontade de aprender. “É com muito orgulho que celebramos os resultados alcançados em Ipatinga com a implementação do programa de educação empreendedora, em parceria com o Sebrae. Ver crianças e jovens desenvolvendo projetos inovadores e assumindo o protagonismo é transformador e reforça o compromisso de Ipatinga com uma educação inovadora e inclusiva. Estamos formando cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, frisou.

Além da exposição dos projetos criados pelos estudantes de toda a rede municipal de Ipatinga, a Feira Empreendedores do Futuro contou com áreas de experiência tecnológica com braço robótico interativo para confecção de desenhos personalizados, óculos de realidade virtual e cabine sensorial, espaço kids, espaço de descompressão e relaxamento e praça de alimentação.

A cuidadora Márcia Adelino, mãe de um estudante da rede municipal, visitou a feira com a família e afirma que ficou impressionada com a criatividade dos projetos. “Observamos que são trabalhos muito voltados para solucionar problemas da realidade. Saio daqui muito contente em perceber que esses jovens estão desenvolvendo uma consciência solidária e visão de futuro”, diz.

Feira Empreendedores do Futuro atraiu cerca de 10 mil visitantes e encantou o público com projetos inovadores dos estudantes. Crédito: Divulgação
Feira Empreendedores do Futuro atraiu cerca de 10 mil visitantes e encantou o público com projetos inovadores dos estudantes. Crédito: Divulgação

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Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Fernanda Pereira – (31) 98250-1752
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