Jovens e adultos da rede pública de ensino de Divinópolis, Lagoa da Prata, Oliveira e São Sebastião do Oeste podem se inscrever para o Curso Técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) projeto social da Escola do Sebrae. A iniciativa é resultado de parcerias locais entre prefeituras, câmaras municipais, cooperativas de crédito e o Instituto Federal de Arcos (IFMG), para oferecer formação gratuita aos estudantes, estimulando o protagonismo e a preparação para o mercado de trabalho.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, neste site. Em Divinópolis, a parceria com o Instituto Divicred e a Prefeitura possibilitou a abertura de 80 vagas, e para as demais cidades, 40. Em Lagoa da Prata, a ação é em conjunto com o Sicoob Lagoa Cred. Já em Oliveira, conta com o apoio da Prefeitura, enquanto em São Sebastião do Oeste, a parceria é com a Câmara Municipal e Prefeitura.
Podem participar jovens que estejam no terceiro ano do Ensino Médio, ou tenham concluído esta etapa escolar, desde que não possuam curso superior. Mais informações para as vagas em todas as cidades podem ser obtidas pelo telefone (37) 3175-1175.
O curso é financiado pelos parceiros locais, e oferece uma formação completa, que une teoria e prática para desenvolver competências técnicas, socioemocionais e de gestão. A metodologia da Escola do Sebrae utiliza projetos reais e atividades “mão na massa” para estimular a liderança, o protagonismo e o pensamento crítico dos participantes, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio.
A oferta do curso nestes municípios integra o movimento de expansão do NEJ em Minas Gerais, com 170 novas escolas, distribuídas por 147 municípios. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Educação, além de outras unidades implantadas com apoio de prefeituras, instituições de ensino e cooperativas. “Estamos somando esforços com parceiros que confiam e apostam na educação empreendedora como uma das ferramentas mais eficazes para promover a transformação social”, destaca o analista do Sebrae Minas Denis Magela.
Metodologia inovadora
Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) já formou cerca de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Atualmente, o projeto tem turmas em andamento em Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sarzedo, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Natalândia, Patos de Minas, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
O Curso Técnico é voltado para egressos ou estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e tem duração de um ano. Por meio de uma metodologia de projetos pioneira e inovadora da Escola do Sebrae, que alia teoria e prática, os estudantes são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras – como autonomia, protagonismo e consciência social – e de gestão.
Impactos do NEJ
64% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho;
58% continuam seus estudos;
94% declaram que o curso teve um alto impacto em sua vida pessoal e 88% em sua vida profissional.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]
