ASN MG Atualização
Compartilhe

Buritizeiro se prepara para implementar programa que simplifica abertura de empresas

Com o apoio do Sebrae Minas, município faz adequações para adesão ao sistema Redesim + Livre, que automatiza processos para formalizar negócios e fortalecer a economia local
Por Cida Santana
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para tornar mais simples, ágil e digital o processo de abertura e regularização de empresas em Buritizeiro, no norte do estado, o município está se preparando para aderir ao programa Redesim + Livre. A iniciativa permite que os empreendedores, especialmente, donos de micro e pequenos negócios, acessem estes serviços digitalmente, dispensando deslocamentos e reduzindo o tempo de espera.

O novo sistema é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com o Sebrae Minas, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos, ação que apoia o poder público na modernização da gestão e no incentivo aos negócios.

Além da plataforma de integração de dados, que contribui para a desburocratização e facilita o processo de criação de novas empresas, o sistema inclui os princípios da Lei de Liberdade Econômica, que geram um ambiente mais propício ao empreendedorismo. O projeto inovador resulta da união entre a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer.

“Com o programa, será possível abrir uma empresa no município com apenas um clique, automatizando e desburocratizando o processo”, ressalta a analista do Sebrae Minas Katia Leite. Já o secretário de Desenvolvimento de Buritizeiro, Ronaldo Branco, reforça que “a implantação do programa requer um esforço conjunto para que as mudanças sejam feitas. Os profissionais que atuam na contabilidade também serão capacitados, para que o programa traga desenvolvimento e geração de renda para nossa cidade e região”, enfatiza.

Na região Norte de Minas, outras dez cidades já aderiram à iniciativa: Pirapora – segundo município do estado a fazer a implantação; Bonito de Minas; Itacarambi; Janaúba; Januária; Japonvar; Joaquim Felício; Josenópolis; São Francisco; e Serranópolis de Minas. Além de Buritizeiro, outros 13 municípios da região estão recebendo consultorias para a implantação do Rede Sim + Livre.

Buritizeiro

Programa Territórios Mais Atrativos

O Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor. São três frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária e Atração de Investimentos.

A LLE visa desburocratizar, agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de empresas, ofertar serviços e melhorar o ambiente de negócios. O Sebrae Minas disponibiliza consultoria para automatizar o processo de abertura de empresas. Em 2024, foram 35 municípios automatizados.
A Regularização Fundiária objetiva potencializar o desenvolvimento econômico local por meio da organização territorial, da garantia da propriedade e do acesso ao crédito, bem como aumentar a renda e fomentar a construção civil. Em 2024, o Sebrae Minas implantou projetos em dois municípios – Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas, para os quais ofereceu consultoria de capacitação.

Já a Atração de Investimentos é um projeto para capacitar as prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria que, em conjunto com a Invest Minas, pretende tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615
[email protected]

  • Buritizeiro
  • Empreendedorismo
  • Redesim + Livre; desburocratização