ASN MG Atualização
Compartilhe

Uberaba avança com programa que simplifica abertura de empresas

Com o apoio do Sebrae Minas, município adota o Redesim + Livre para facilitar a formalização de negócios e fortalecer a economia local
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

A cidade de Uberaba deu um passo importante na modernização do ambiente de negócios com o lançamento oficial do programa Redesim + Livre, realizado na última sexta-feira (4), no Anfiteatro do Centro Administrativo. A iniciativa promete tornar mais simples, ágil e digital o processo de abertura e regularização de empresas no município, especialmente para micro e pequenos empreendedores.

O novo sistema é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Sebrae Minas, a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e as secretarias municipais. A plataforma nacional permite que os trâmites de registro e licenciamento de empresas sejam feitos de forma totalmente automatizada, reduzindo burocracias e prazos.

Com a adoção do programa, empresas classificadas como de baixo e médio risco poderão ser abertas em poucos minutos, com viabilidade e inscrição municipal automáticas. O alvará de funcionamento também será liberado instantaneamente para essas categorias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, destacou que a medida representa um grande avanço para o empreendedorismo local. “Nosso trabalho tem sido facilitar a vida do empreendedor que busca gerar renda em Uberaba. Agora, o processo de abertura e licenciamento de empresas, que antes levava dias ou semanas, será resolvido em minutos. Isso muda a realidade de quem empreende e impulsiona o crescimento da cidade”, afirmou.

Segundo o gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, o Redesim + Livre já tem mostrado resultados expressivos em todo o estado. “O sistema melhora o ambiente de negócios e promove o desenvolvimento econômico local, efetivando a Lei de Liberdade Econômica. Em abril deste ano, o Mapa de Empresas revelou que, entre os 25 municípios mais ágeis do país para abertura de negócios, 23 já utilizavam a plataforma”, destacou.

Para o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, a iniciativa, que teve apoio da instituição por meio do programa Territórios Mais Atrativos, representa um importante avanço na desburocratização e na valorização do empreendedor local. “Com mais agilidade para abrir e regularizar empresas, o empreendedor consegue focar no que realmente importa: fazer o negócio crescer, inovar e gerar resultados. Uberaba reforça sua posição como um território favorável ao empreendedorismo, com ambiente mais simples, moderno e acolhedor para quem deseja investir e crescer”, ressaltou.

Representantes do Sebrae Minas, da Prefeitura de Uberaba e da Jucemg.

Sobre Territórios Mais Atrativos
O Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa do Sebrae Minas para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor. São três frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária e Atração de Investimentos.

A LLE visa desburocratizar, agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de empresas, ofertar serviços e melhorar o ambiente de negócios. O Sebrae Minas disponibiliza consultoria para automatizar o processo de abertura de empresas. Em 2024, foram 35 municípios automatizados.

A Regularização Fundiária objetiva potencializar o desenvolvimento econômico local por meio da organização territorial, da garantia da propriedade e do acesso ao crédito, bem como aumentar a renda e fomentar a construção civil. Em 2024, o Sebrae Minas implantou projetos em dois municípios – Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas, para os quais ofereceu consultoria de capacitação.

Já a Atração de Investimentos é um projeto para capacitar as prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria que, em conjunto com a Invest Minas, pretende tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]

  • programa territórios mais atrativos
  • Redesim + Livre
  • territórios mais atrativos
  • Uberaba